Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4249
Título: Construção dos saberes e das competências do professor alfabetizador em sala de aula da rede de ensino municipal - São Luís, Maranhão - Brasil
Autor: Brussio, Maria Eunice Campos
Orientador: Madeira, Milton
Palavras-chave: Saberes
Professor-Alfabetizador
Competências e Formação
Práticas Educativas em sala de aula
Knowledge
Teacher-literacy
Skills & Training
Educational Practices in the classroom
Connaissance
Enseignant-alphabétisation
Compétences et formation
Pratiques éducativesen classe
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: No presente trabalho investigou-se a construção dos saberes e das competências em sala de aula da professora alfabetizadora (PAFs) na rede de ensino municipal de São Luís, Maranhão – Brasil. Aborda-se as características dos saberes e das competências do professor alfabetizador no seu cotidiano em sala de aula e as suas vivências individuais e coletivas. Observa-se a formação inicial e continuada do professor alfabetizador assim como seus objetivos e metodologias, considerando o Programa de Formação do Professor Alfabetizador (PROFA) e a Secretaria de Educação Fundamental do MEC (SEF/MEC do Brasil, 2001), que fundamenta esses profissionais com o processo e aquisição de habilidade para o ensino da leitura, da escrita e do contar na educação infantil, mais precisamente na 1ª série do Ensino Fundamental e na Alfabetização de Jovens e Adultos. Pesquisou-se ainda a relação de professores x alunos, sob o ponto de vista do desenvolvimento, da efetividade do professor alfabetizador que pode contribuir para a ação educativa de professores e alunos gerando alunos mais solidários e reflexivos. Neste sentido, é importante destacar a interação professor x aluno e a importância dessa interação como núcleo do processo de ensino – aprendizagem. Situa-se a prática pedagógica das PAFs como gerador de seus saberes e competências, na interação com a doutoranda-formadora em sala de aula. A seguir delimitaremos a metodologia evidenciando a análise e depoimento das PAFsprocurando identificar os saberes e a prática pedagógica, para além do contexto das experiências educativas geradoras das competências que envolvem a profissão na atualidade. Por fim indica-se nos resultados caminhos de modo que as mesmas possam reorganizar e direcionar seus trabalhos em sala de aula.
In this paper we investigate the construction of knowledge and skills in classroom literacy teacher (PAFs) in municipal education network in São Luís, Maranhão - Brazil. Discusses the characteristics of the knowledge and skills of the teacher in their daily literacy in the classroom and their individual and collective experiences. Observe the initial and continuing teacher's literacy as well as their goals and methodologies, considering the Teacher Training Program literacy (PROF) and the Department of Elementary Education MEC (SEF / MEC Brazil, 2001), which underlies these professionals with the process and skill acquisition for teaching reading, writing and counting in early childhood education, specifically the 1st grade of Primary Education and Literacy for Youth and Adults. Was investigated further the relationship teacher x student, from the point of view of development, the effectiveness of the literacy teacher who can contribute to the educational activities of teachers and students creating more supportive and reflective students. In this sense, it is important to highlight the x student teacher interaction and the importance of this interaction as the core of the teaching - learning process. Lies the pedagogical practice of PAFs as a generator of their knowledge and skills in interaction with doctoral-forming in the classroom. Following the methodology delimitaremos showing the analysis and testimony of PAFs trying to identify the knowledge and pedagogical practice, beyond the context of educational experiences generating skills involving the profession today. Finally, the results indicate paths so that they can reorganize and direct their work in the classroom.
Dans cet article,nous étudions laconstructionde connaissances et decompétences enprofesseur d'alphabétisationen classe(PAF) dans le réseaumunicipal de l'éducationà SãoLuís, Maranhão- Brésil.Présente lescaractéristiques de laconnaissanceet les compétencesde l'enseignant dansleur culturequotidienneen classe etleursexpériences individuelles et collectives. Observer l'alphabétisation de l'initiale et continue des enseignantsainsi queleurs objectifs et leursméthodes, compte tenu de l'alphabétisation du programmede formation des enseignants(PROF) et le ministère del'enseignement élémentaireMEC(SEF/MECBrésil, 2001), qui sous-tendces professionnelsavec le processus etl'acquisition de compétencespour l'enseignement dela lecture,écrire et compterdans l'éducationde la petite enfance, en particulier la 1ère annéede l'enseignement primaireet l'alphabétisation desjeunes et des adultes. A été étudiéeplus avant la relationenseignantxétudiant, du point de vue du développement, l'efficacité de l'enseignantd'alphabétisationqui peuventcontribuer aux activitéspédagogiques des enseignantset des étudiantsde créerdavantage d'étudiantsde soutienet de réflexion. En ce sens, il est important de mettre en évidencel'interactionélève-enseignantxetl'importance de cetteinteractioncomme le noyaude l'enseignement-apprentissage.Se trouve lapratiquepédagogique dePAFcomme un générateurdeleurs connaissances et compétencesen interaction avecdoctoralede formationen classe.Conformément à la méthodologiedelimitaremosmontrantl'analyseet le témoignage dePAFqui tententd'identifier les connaissancesetla pratiquepédagogique, au-delà ducontexted'expériences éducativesgénératrices decompétences impliquantla professionaujourd'hui. Enfin, les résultats indiquent des cheminsafin qu'ils puissentse réorganiser etdiriger leurtravail en classe.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, Especialidade em Psicologia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10284/4249
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE NUMERO ARABICO ATUALIZADA 4-10-13.pdf6,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.