Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4236
Título: Receituário Fotográfico
Outros títulos: semelhanças e diferenças no fotojornalismo brasileiro e português
Autor: Ferreira, Maria Zaclis Veiga
Orientador: Sousa, Jorge Pedro
Barbosa, Marialva Carlos
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: Esta tese de doutoramento pretende contribuir para o estudo do fotojornalismo praticado em Brasil e Portugal atualmente, detendo-se sobre o trabalho dos fotojornalistas dos diários Jornal de Notícias de Portugal e Gazeta do Povo do Brasil. Os processo de trabalho e resultados da produção fotojornalística dos dois jornais foram investigados com o intuito de verificar se a produção e, consequentemente, a fotografia jornalística dos periódicos estão enquadradas em formatos padrão nos dois países. Três questões nortearam este trabalho: 1) compreender se a construção narrativa do fotojornalismo produzido pelos profissionais dos dois jornais é afetada por uma cultura profissional padrão, a cultura da tribo fotojornalística transnacional, o que implicou a comparação de valores, ideais, práticas profissionais e dos conteúdos produzidos; 2) identificar e comparar os valores noticiosos que definem a cobertura fotojornalística, em ambos os países; e 3) discutir as diferenças e semelhanças das fotografias jornalísticas publicadas pelos dois jornais. A pesquisa englobou duas indagações principais: a primeira relacionada às concepções de noticiabilidade compartilhadas ou não pelos repórteres fotográficos e a segunda às suas escolhas narrativas – ambas as questões, potencialmente, impactadas pelo conjunto de preferências individuais dos profissionais. Entre as principais conclusões, inscrevem-se as de que há fatores que enformam o fotojornalismo feito pelos fotojornalistas de cada um dos dois jornais, e exatamente esses fatores, quando colocados a partir da ótica geográfica continental, afastam um do outro enquanto procedimentos e linguagem utilizados e, portanto, não podemos afirmar que os fotojornalistas tomem parte de uma tribo transnacional. Com relação aos procedimentos, percebe-se que os fotojornalistas que se propuserem a compreender melhor as duas estruturas afeitas ao seu trabalho – a da fotografia e do jornalismo – terão em seu favor conhecimento que permitirá ampliar o discurso fotojornalístico, de maneira que este seja possuidor de mecanismos os quais permitem gerar um saber que ampliará as discussões políticas da sociedade. O fotojornalista, dessa forma, deverá estar preparado para experimentar novas fronteiras da fotografia jornalística, mas, para que isso aconteça efetivamente, os profissionais devem ser polivalentes e ampliar as competências de ordem de organização, transmissão e fluxo de trabalho, o que permitirá que combinem outras gramáticas visuais, sonoras, textuais e gráficas ao discurso fotojornalístico.
The aim of this thesis is to contribute to the study of the photojournalism produced nowadays in Brazil and in Portugal. It deals with the work of photojournalists in newspapers such as Jornal de Notícias, in Portugal, and Gazeta do Povo, in Brazil. We studied the results and the working process in both newspapers in order to verify if the photographers have used formats that are usual for images in their countries. Three main points that have guided this work are: 1) to understand if the narrative created in photojournalism by professional of the newspapers is influenced by a regular professional culture, known as transnational photojournalistic tribe culture. In order to study this subject, we compared values, ideas, professional routines and the production of content; 2) to identify and compare the news values which define journalistic coverage in both countries; 3) to discuss the differences and similarities in the journalistic photographs that were published in those two newspapers. This research tries to answer two main questions: the first one cope with the concept of newsworthiness shared or not by photographers; the second, with their choices of narratives. In both of these two questions, the influence of the professional’s personal preferences is very important. Among our main conclusion, we specify that we discovered that geographic and local culture have influenced journalists in both countries and, because of that, we say that Brazilian and Portuguese journalists don’t make part of a transnational tribe. We also discovered that the photojournalists who made efforts to be skillful, both in photography and journalism, are better prepared to understand political issues in the society. Thus, the photojournalist must be prepared to experiment with new frontiers of photography. For this to happen, the professionals must be skilled in different disciplines and practices. They should also increase their competence for organization, transmission and to find a better work flow. That will allow him to combine other visual, sound, textual and graphic styles with the photojournalistic discours
L'objectif de cette thèse est de contribuer à l'étude du photojournalisme produit aujourd'hui au Brésil et au Portugal, en analysant le travail de photojournalistes au journal portugais Jornal de Notícias et au journal brésilien Gazeta do Povo. Nous avons étudié les résultats et le processus de travail dans les deux journaux afin de vérifier si les photographes ont utilisé des formats d’images habituelles dans leur pays d'origine. Trois points principaux ont été choisis dans ce travail: 1) comprendre si le récit créé en photojournalisme par des professionnels de la presse est influencé par une culture professionnelle régulière, connu comme la culture de la tribu photojournalisme transnational. Pour étudier cette question, nous avons comparé les valeurs, les idées, les routines professionnelles et la production de contenu journalistique; 2) identifier et comparer les valeurs de l'information qui définissent la couverture journalistique dans les deux pays; 3) discuter les différences et similitudes dans les photographies journalistiques qui ont été publiés dans les deux journaux. Cette recherche veut répondre à deux questions principales: la première se rapport à la notion d' intérêt médiatique partagé ou non par les photographes; la second , avec le choix de leurs récits. Dans les deux cas, l'influence des préférences personnelles du professionnel est très importante. Parmi notres principales conclusions, nous avons découvert que la culture géographique et locale a influencé les photojournalistes des deux pays et, ainsi, nous pouvont dire que les journalistes brésiliens et portugais ne font pas partie d'une tribu transnational. Nous avons aussi découvert que les photojournalistes qui ont fait des efforts pour être habile, tant dans la photographie comme au journalisme, sont mieux préparés à comprendre les enjeux politiques dans la société. Ainsi, le photojournaliste doit être prêt à expérimenter de nouvelles frontières de la photographie. Pour faire cela, les professionnels doivent être qualifiés dans différentes disciplines et pratiques. Ils devraient également augmenter leur compétence pour l'organisation, la transmission et de trouver un flux de travail plus efficace. Tout ça lui permettra de combiner d'autres styles visuels, sonores, textuels et graphiques avec le discours du photojournalisme.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Informação, especialidade em Jornalismo
URI: http://hdl.handle.net/10284/4236
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento

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