Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4234
Título: A Visão Interna da Responsabilidade Social e da Inovação
Outros títulos: Estudo de Caso da Auchan Portugal Hipermercados, S.A.
Autor: Vilas Boas, Tiago André Rodrigues
Orientador: Coutinho, Manuela
Sousa, Gastão
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: A responsabilidade social e a inovação são dois dos temas mais estudados actualmente, existindo um consenso generalizado sobre o seu impacto positivo nas actividades das empresas e seus stakeholders. O objectivo da presente investigação é criar um modelo que permita perceber como a responsabilidade social e a inovação são percepcionadas a partir do interior da empresa e consequentemente, desenvolver um instrumento de medida da importância que os gestores concedem à responsabilidade social e à inovação na sua implementação. Resulta ainda um segundo instrumento, que permite avaliar como os colaboradores entendem as práticas de inovação e responsabilidade social da empresa. A organização que serve de base a este estudo é a Auchan Portugal Hipermercados SA (APH), que na altura do estudo possuía 36 gestores de topo, tendo respondido ao inquérito um total de 34 indivíduos. No caso dos colaboradores o universo era composto por 8200 indivíduos, tendo sido calculada uma amostra de 909 indivíduos e obtida uma recolha final 923 inquéritos. Os resultados obtidos sugerem que existem factores que influenciam a percepção dos colaboradores e gestores de topo da APH, sobre a inovação e a responsabilidade social. Conforme podemos verificar pelos dados obtidos, as percepções de gestores de topo e colaboradores são estatisticamente diferentes, praticamente em todas as dimensões estudadas, com excepção às dimensões Coordenação e Integração e Certificação do Projecto de Responsabilidade Social. Em complemento, podemos afirmar que entre os colaboradores desta organização a antiguidade, genericamente, não é um elemento diferenciador e que a posição hierárquica que os colaboradores de base ocupam é parcialmente diferenciadora.
Social responsibility and innovation are two of the most currently studied topics, with an extensive consensus about their positive impact on the activities of companies and their stakeholders. The purpose of this research is to create a model that allows understanding how social responsibility and innovation are perceived from inside the company and consequently developed an instrument to measure the importance that managers give to social responsibility and innovation in its implementation. A second instrument was developed and designed, to measure how bottom employees understand innovation practices and corporate social responsibility. The organization that provides the base for this study is Auchan Hypermarkets Portugal SA (APH), which at the time of the study had 36 top managers and responded to the survey, a total of 34 individuals. The employers universe was composed by 8200 individuals and had been calculated a sample of 909 individuals. The final collection achieves 923 surveys. The results suggest that exist factors that influence the perception of employees and top managers of APH, about innovation and social responsibility. As can be seen from the collected data, the perceptions of top managers and employees are statistically different in practically all dimensions studied, except the dimensions Coordination and Integration and Certification of Social Responsibility Project. In addition, we can say that among the employees of this organization, antiquity generally is not a differentiator factor and the hierarchical position that this base employees occupy in the company is partially differentiated.
La responsabilité sociale et l'innovation sont deux des sujets les plus étudiés actuellement, il est très répandu consensus sur leur impact positif sur les activités des entreprises et leurs parties prenantes. Le but de cette recherche est de créer un modèle qui permet de réaliser à quel point la responsabilité sociale et l'innovation sont perçues au sein de la société et par conséquent de développer un instrument de mesure de l'importance que les dirigeants accordent à la responsabilité sociale et l'innovation dans sa mise en oeuvre. Il s'ensuit également un second instrument, conçu pour mesurer la façon dont les employés comprennent les pratiques d'innovation et la responsabilité sociale des entreprises. L'organisation qui fournit la base de cette étude est l’ Auchan Portugal Hypermarchés SA (APH), qui à l'époque de l'étude comptait 36 cadres supérieurs, ayant répondu à l'enquête un total de 34 personnes. Dans le cas des collaborateurs l'univers était constitué par 8200 personnes ayant été calculé un échantillon de 909 individus et obtenu un recouvrement final 923 enquêtes. Les résultats suggèrent qu'il existe des facteurs qui influencent la perception des employés et des cadres supérieurs des soins de santé primaires, de l'innovation et la responsabilité sociale. Comme on peut le voir d'après les données, les perceptions des cadres supérieurs et les employés sont statistiquement différentes dans pratiquement toutes les dimensions étudiées, à l'exception des dimensions Coordination et de l'Intégration et de Certification Projet de Responsabilité Sociale. En outre, nous pouvons dire que parmi les employés de cette organisation, l’antiquité, généralement, n'est pas un facteur de différenciation et que la position hiérarchique que les employés de base occupent est partiellement différenciée.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade em Sociologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/4234
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

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