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Título: Avaliação do Impacto de um Programa de Intervenção com Famílias Multiproblemáticas
Outros títulos: Para uma Parentalidade mais Positiva (PP+P)
Autor: Gomes, Maria Eugénia Ferreira
Orientador: Caridade, Sónia
Palavras-chave: Famílias Multiproblemáticas
Parentalidade
Regulação Emocional e Vinculativa
Potencial de Mudança dos Pais
Families with many issues
Parenting
Emotional Regulation and Binding
Potential Change of Country
Data de Defesa: 2014
Editora: [s.n.]
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal avaliar o impacto de um programa de intervenção intitulado “Para uma parentalidade mais positiva (PP+P)”. O PP+P trata-se de um programa desenvolvido para mães oriundas de famílias multiproblemáticas e que tem como objetivo geral a promoção de competências e condições necessárias para uma parentalidade positiva e para uso de uma disciplina sensitiva. O referido programa integra como grupo de intervenção 17 participantes, sendo que do total de participantes, 10 integraram o grupo de experimental que foi submetido ao programa de intervenção e 7 o grupo de controlo não tendo sido objeto de qualquer tipo de intervenção. Neste sentido, a amostra selecionada é não probabilística, de conveniência. Para avaliar o impacto deste programa de intervenção foram utilizados como instrumentos de avaliação: o Questionário de Competências Pessoais, Sociais e Parentais (adaptado do Questionário Formação em Gestão Familiar), o Inventário Breve de Sintomas (BSI) e a Escala de Investimento Parental (EIP). Este estudo insere-se no tipo investigação-ação, assente numa abordagem quantitativa de tipo quase-experimental. Apesar da existência de um grupo de controlo, que não foi submetido a qualquer intervenção, não foi possível proceder à distribuição aleatória dos dois grupos. Para além disso, é um estudo longitudinal, dado que a avaliação foi recolhida em dois momentos, antes e após a intervenção, nos mesmos sujeitos. Os resultados da avaliação efetuada, comprovam o impacto moderado da intervenção nas mães submetidas ao mesmo, ao nível das competências emocionais, sociais e parentais, da sintomatologia psicológica e no investimento parental.
This dissertation aims to assess the impact of an intervention program entitled "Towards a more positive parenting (PP + P)." The PP + P it is a program designed for mothers and families coming from multiproblemáticas that has as main objective the promotion of skills and necessary conditions for positive parenting and use of a sensitive subject. The program integrates 17 as the intervention group participants, and the total participants, 10 joined the group that underwent the experimental intervention program, and 7 the control group has not been subjected to any kind of intervention. In this sense, the selected sample is not probabilistic convenience. To assess the impact of the intervention program were used as assessment tools: Questionnaire Personal Skills, Social and Parental (adapted from Questionnaire Training in Family Management ), the Brief Symptom Inventory ( BSI ) and the Scale of Parental Investment ( EIP ) . This study is part of the research - action type, based on a quantitative approach of quasi-experimental. Despite the existence of a control group that did not undergo any intervention, it was not possible to carry out random distribution of the two groups. In addition, is a longitudinal study, since the review was collected in two stages, before and after the intervention, the same subjects. The results of the evaluation, confirm the moderate impact of the intervention on mothers undergoing the same, the level of emotional, social and parenting skills, psychological symptomatology and parental investment.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Jurídica
URI: http://hdl.handle.net/10284/4212
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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