Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4106
Título: Os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento das crianças com necessidades educativas especiais
Outros títulos: um estudo de caso
Autor: Dâmaso, Cristina Andrea Raposo
Orientador: Ventura, Tereza
Palavras-chave: Equitação terapêutica
Necessidades educativas especiais
Autoestima
Motivação
Rendimento Escolar
Therapeutic riding
Special educational needs
Self-esteem
Motivation
Educational Achievement
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: A equitação terapêutica é um método terapêutico que utiliza o cavalo numa perspectiva interdisciplinar nas áreas da equitação, da saúde e da educação, proporcionando o desenvolvimento global do indivíduo portador de deficiência. O objetivo primordial desta investigação é compreender os benefícios da equitação terapêutica na autoestima, na motivação e no rendimento escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. Portanto a parte inicial deste trabalho baseia-se numa revisão da literatura existente sobre a equitação terapêutica e seus benefícios no praticante ressaltando a influência positiva na autoestima, na motivação e no desempenho escolar dos alunos. Metodologia: Para além da revisão bibliográfica, a elaboração de questionários a alunos e de entrevistas aos terapeutas envolvidos nas atividades de equitação terapêutica e aos pais/encarregados de educação, serão os métodos de recolha de dados e informação para verificar empiricamente o estímulo desta atividade na autoestima, na motivação e no desempenho escolar. Participaram no estudo um conjunto de 6 alunos que frequentam a equitação terapêutica na ilha da Graciosa e na ilha de S. Miguel, observados numa fase inicial e comparados numa fase posterior a fim de se constatar a sua perceção no que se refere à autoestima, à motivação e ao nível escolar. Numa segunda fase foram realizadas entrevistas aos pais e aos terapeutas com o intuito de recolher dados informativos que complementam esta investigação. Concluiu-se que a utilização do cavalo como fonte terapêutica promove a autoestima e a motivação dos alunos com necessidades educativas especiais, sendo um recurso potencial para fomentar a inclusão, a diferenciação do ensino e um pequeno contributo para melhorar o rendimento escolar desses alunos.
Riding therapy is a therapeutic method that uses an interdisciplinary horse riding areas, health and education, providing the overall development of the individual with a disability. The primary objective of this research is to understand the benefits of therapeutic riding in self-esteem, motivation and performance of pupils with special educational needs. Therefore, the initial part of this work is based on a review of existing literature on the therapeutic riding and its benefits in the practitioner highlighting the positive influence on self-esteem, motivation and academic performance of students. Methodology: In addition to literature review, development of questionnaires to students and interviews with therapists involved in therapeutic riding activities and parents / guardians, are the methods of collecting data and information to verify empirically the stimulation of this activity in self-esteem, motivation and academic performance. A sample of a set of 6 students who attend therapeutic riding on the island of Graciosa and the island of S. Miguel, seen at an early stage and a later stage compared in order to verify the progress in self-esteem and its perception as regards self-esteem, motivation and educational level. In a second step and in order to complement the study, interviews were conducted with parents and therapists in order to collect informative data that complement this research. It was concluded that the use of the horse as a therapeutic source promotes self-esteem and motivation of pupils with special educational needs, and a potential resource for fostering inclusion, differentiation of teaching and a small contribution to improving the academic performance of these students.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/4106
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertaçãofinalcris.pdf3,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.