Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4061
Título: Intervenção Precoce na Infância
Outros títulos: uma Abordagem ao Risco Ambiental na Região Autónoma dos Açores
Autor: Pacheco, Raquel Cabral
Orientador: Coelho, Fátima
Saavedra, Luísa
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: O desenvolvimento da criança depende do contexto familiar onde a criança está inserida. Os “outcomes” que a criança alcança dependem dos padrões de interação familiar, onde se incluem a qualidade das interações familiares, as experiências proporcionadas pela família, bem como aspetos relacionados com os cuidados básicos saúde e segurança. Este estudo exploratório do tipo misto (quantitativo e qualitativo) foi conduzido no pressuposto de que o conhecimento das circunstâncias ambientais das crianças e famílias pode contribuir para a definição de estratégias preventivas, para a valorização dos fatores de risco ambientais na sinalização o mais cedo possível e na elegibilidade das crianças para os programas de intervenção precoce na infância (IPI). Procurou-se avaliar a qualidade dos padrões de interação familiar nas crianças identificadas com risco ambiental, apoiadas pelos Serviços de Intervenção Precoce na Região Autónoma dos Açores. Desenvolveu-se três questionários: Ficha de Caracterização dos Serviços e Equipas e Tabela de Predominância dos Fatores de Risco Ambientais preenchido por sete Serviços de Intervenção Precoce dos Açores; a partir de uma amostra de conveniência, correspondente às crianças em situação de risco ambiental ou risco agregado (biológico e ambiental) apoiadas pelo Serviço de Intervenção Precoce de Ponta Delgada, aplicou-se o Questionário de Avaliação dos Padrões de Interação Familiar. Constituiu-se um Focus Group composto pelos coordenadores e técnicos com mais anos de experiência das equipas de Intervenção Precoce da ilha de S. Miguel, pretendendo-se analisar os critérios de elegibilidade adotados pelas equipas e importância atribuída aos resultados dos programas de IPI no desenvolvimento das crianças com risco ambiental. Os resultados apontam que os padrões de interação familiar das crianças de risco ambiental tendem a ser mais baixos à medida que aumenta o número de fatores de risco, principalmente nos domínios das transações familiares e dos cuidados de saúde e segurança. Por outro lado, revela-nos ainda, grande assimetrias no funcionamento dos Serviços de Intervenção Precoce (SIP) da Região Autónoma dos Açores (RAA).
Child development depends on family context the child is inserted in. The "outcomes" the child reaches rely on family interaction patterns, which include the quality of family interactions, experiences offered by the family, as well as aspects related to basic health care and safety. This exploratory study of the mixed type (quantitative and qualitative) was conducted on the assumption that knowing the environmental conditions of children and their families may contribute to the definition of preventive strategies and recognizing the importance of environmental risk factors in signaling, as soon as possible, and the eligibility of children for early intervention programs. We sought to evaluate the quality of family interaction patterns in children identified with environmental risk and supported by Early Intervention Services in the Azores. We developed three questionnaires: a Characterization Form for Services and Teams and a Prevalence Table of Environmental Risk Factors were filled by seven Early Intervention Services; from a convenience sample, corresponding to children at environmental risk or multiple risk (biological and environmental) and supported by Ponta Delgada Early Intervention Program, the Questionnaire for the Evaluation of Family Interaction Patterns was applied. We also created a Focus Group joining the coordinators and technicians with more years of experience on Early Intervention teams from the island of S. Miguel, with the purpose of analyzing the eligibility criteria adopted by the teams and the importance attached to the results of this programs in the development of children with environmental risk. The results indicate that interaction family patterns on children facing environmental risk tend to be lower as the number of risk factors increases, particularly in the areas of family transactions and health care and security. On the other hand, they also reveal large asymmetries in the way Early Intervention Services in the Azores operate.
Le développement des enfants dépend du contexte familial où se trouve l'enfant. Les «résultats» que l'enfant atteint dépend des modèles d'interaction de la famille , où s’incluent la qualité des interactions familiales et les expériences fournies par la famille, ainsi que les aspects liés aux soins de santé de base et la sécurité. L'étude exploratoire de type mixte (quantitative et qualitative) a été réalisée sur l'hypothèse que la connaissance des conditions de l'environnement des enfants et des familles peut contribuer à la définition de stratégies préventives à la valorisation des facteurs de risque environnementaux dans la signalisation le plutôt possible et dans l'éligibilité des enfants pour les programmes d'intervention précoce. On a cherché évaluer la qualité des modèles d'interaction de la famille chez les enfants présentant un risque environnemental identifié, appuyés par les services d'intervention précoce aux Açores. Nous avons élaboré trois questionnaires: une Formulaire de Caractérisation des Services et Équipes et une Table de Prévalence des Facteurs de Risque Environnementaux remplis par sept services d'intervention précoce des Açores; à partir d'un échantillon de convenance, ce qui correspond aux enfants à risque ou risque environnemental ajouté (biologique et environnemental) soutenus par le Service D’intervention Précoce de Ponta Delgada, on a appliqué le Questionnaire de l'Évaluation des Schémas d'Interaction Familial. Nous avons mis en place un Groupe de réflexion composé des coordinateurs et des techniciens avec plus d'années d'expérience des équipes d'intervention précoce de l'île de S. Miguel, avec l’objectif d'analyser les critères d'éligibilité adoptés par les équipes et l'importance attribuée aux résultats des programmes Intervention Précoce dans le développement des enfants avec risque environnemental. Les résultats indiquent que les schémas d'interaction de la famille ont la tendance à être plus faibles à la mesure que le nombre de facteurs de risque augmente, en particulier dans les domaines des transactions familiales et des soins de santé et de sécurité. D'autre part, nous révèle encore de grandes asymétries dans le fonctionnement du Service d’Intervention Précoce des Açores.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância
URI: http://hdl.handle.net/10284/4061
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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