Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4059
Título: Gymnastique Sensorielle et Ergomotricité
Outros títulos: Enquête auprès d’aides à domicile en formation
Autor: Didot-Rigaux, Brigitte
Orientador: Grenier, Karine
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: Cette recherche questionne les effets d’une pratique de gymnastique sensorielle proposée dans le cadre d’une formation de 2 jours en ergomotricité auprès d’un public d’aides à domicile. Elle est réalisée à l’aide de trois questionnaires auprès de 36 stagiaires (3 groupes) : le premier avant la formation, le deuxième après les deux jours et le dernier, un mois plus tard. Les résultats éclairent la situation des personnels en formation concernant leur rapport au corps et à leur travail. De plus, ils montrent les impacts de cette pratique en termes d’effets perçus tels que la stabilité, d’apports tant professionnels que personnels, mais aussi d’apprentissages de gestes tant physiques que psychiques. Enfin, ils révèlent des changements opérés un mois plus tard en termes d’apprentissages au niveau professionnel et de transferts dans la vie quotidienne, ainsi que des changements somato-psychiques.
Esta investigação questiona os efeitos de uma prática de ginástica sensorial proposta no âmbito de uma formação de 2 dias em ergomotricidade junto de um público de serviço de apoio ao domicílio. Ela foi efectuada com a ajuda de três questionários realizados juntos de 36 estagiários (3 grupos): o primeiro realizado antes da formação, o segundo depois dos dois dias de formação e o terceiro, um mês após a formação. Os resultados clarificam a situaçãp das pessoas em formação no que diz respeito a relação que estabelecem ao corpo e a relação que estabelecem ao trabalho. Para além disso, eles mostram o impacto desta prática em termos de efeitos sentidos, tais como a estabilidade, as contribuições tanto profissionais como pessoais, mas também em termos de aprendizagens de gestos físicos e mentais. Finalmente, eles revelam as mudanças ocorridas um mês após a formação em termos das aprendizagens ao nível profissional e das transferências na vida quotidiana, bem como as mudanças somatopsíquicas.
Descrição: Trabalho de Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva
URI: http://hdl.handle.net/10284/4059
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mémoire Master.pdf4,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.