Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4058
Título: Changements des attitudes et impact sur la posture du praticien Sensible
Outros títulos: Enquête qualitative auprès de praticiens experts en somato-psychopédagogie
Autor: Destrijcker, Anne
Orientador: Austry, Didier
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: Cette recherche vise à identifier les conséquences de l’apprentissage et de la pratique des concepts du Sensible dans les manières d’être du praticien professionnel. L’enseignement en psychopédagogie perceptive amène l’apprenant à se former et à se transformer au contact du Sensible et cette transformation a des conséquences sur la pratique et la posture du praticien dans son exercice. Et donc, j’aimerais, par cette recherche, identifier les conséquences de cet apprentissage dans les manières d’être liées à la posture du praticien. Une analyse qualitative, classificatoire, de trois entretiens menés avec des collègues, a mis en valeur les attitudes transformées et réclamées pour cette posture. Par exemple, les qualités de présence et d’écoute, les qualités d’authenticité et d’ouverture contribuent visiblement à une meilleure relation à la personne, et une meilleure stabilité du praticien dans son exercice.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as consequências da aprendizagem e da prática dos conceitos do Sensível nas maneiras de ser do praticante profissional. O ensino em psicopedagogia perceptiva proporciona ao aprendente a possibilidade de se formar e de se transformar através do contacto com o Sensível e esta transformação ocasiona consequências na prática e na postura do praticante durante o execício da sua função. Então, eu gostaria de, através desta pesquisa, identificar as consequências desta aprendizagem nas maneiras de ser, relacionadas com a postura do praticante. Utilizando uma uma análise qualitativa, classificatória, das três entrevistas realizadas com colegas, identifiquei as atitudes transformadas e reivindicadas por esta nova postura. Por exemplo, as qualidades de presença e de escuta, as qualidades de autenticidade e abertura que contribuem visivelmente para um melhor relacionamento com a pessoa, e uma melhor estabilidade do praticante no seu exercício da sua função.
Descrição: Trabalho de Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva
URI: http://hdl.handle.net/10284/4058
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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