Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/4002
Título: Práticas educativas no domínio do desenvolvimento global no 1º Ciclo do Ensino Básico
Outros títulos: estudo comparativo entre agrupamento TEIP e não TEIP
Autor: Duarte, Maria de Lurdes Pinto
Orientador: Ramalho, Joaquim
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo, averiguar se existem diferenças nas práticas educativas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em agrupamentos TEIP e Não TEIP. O trabalho é constituído por nove partes. A primeira é a introdução do mesmo. Na segunda parte aborda-se a origem, formação e classificação dos agrupamentos de escolas, TEIP e Não TEIP, através do Despacho 147-B/ME/96, do Despacho Conjunto 73/SEAE/SEEI/96, Despacho Normativo n.º 55/2008, Decreto-Lei n.º 115-A/98. A terceira parte apresenta os processos de desenvolvimento, nas idades compreendidas entre os seis e os doze anos de idade, segundo a perspetiva de alguns autores. Designam-se assim os vários domínios do desenvolvimento, cognitivo (Piaget e Vygotsky), da personalidade, emocional/afetivo (Freud, Wallon e Goleman), pessoal/social/relacional (Erickson), moral (Kohlberg e Selman) e comportamental (Skinner e Thorndike). Já na quarta parte, avalia-se a importância da escola e da família, assim como do seu papel no desenvolvimento dos alunos, e da relação destes. A quinta parte aborda as práticas educativas, no que ao papel do professor na sala de aula diz respeito, assim como os conteúdos e competências a serem adquiridas pelos alunos, através da perceção das mesmas. A sexta parte apresenta um estudo empírico, de caráter quantitativo e qualitativo, cuja a informação foi recolhida através do “Questionário Sobre Práticas Educativas”, elaborado para o efeito e administrado a quarenta professores de um agrupamento TEIP, e quarenta professores de um agrupamento Não TEIP, ambos com o mesmo nível de ensino, pertencentes ao mesmo concelho do norte do país, com o intuito de comparar-se os resultados obtidos. O questionário é assim constituído por algumas questões sociodemográficas, por um grupo de uma questão aberta, e por um outro de questões fechadas, tendo-se procedido à análise das respostas através do estudo diferencial: quantitativo (SPPS) e qualitativo (análise de conteúdo). Os resultados permitem concluir, que os professores inquiridos do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos dois agrupamentos, não revelaram diferenças significativas nas suas práticas educativas. Na sétima e oitava parte, apresenta-se respetivamente os resultados e a discussão dos mesmos. Na nona e última parte, reflete-se sobre os resultados e eventuais implicações destes, para a reorganização escolar do sistema educativo atual.
The main objective of this research is to examine whether there are differences in the educational practice of teachers in Primary School, in a TEIP group or in a non TEIP group. The research is divided into nine parts, the first is the introduction. In the second part, the origin, formation and classification of groups of schools is discussed: TEIP group and non TEIP group. By Dispatch 147-B/ME/96, 73/SEAE/SEEI/96 Joint Order, Order n. º 55/2008, Decree-Law no. 115-A/98.The third part presents the processes of development between the ages of six and twelve years of age, according to the perspective of some authors. Designating the various domains of cognitive development: cognitive (Piaget and Vygotsky), personality, emotional/affective (Freud, Wallon and Goleman), personal/social/relational (Erickson), moral (Kohlberg, Selman), behavioral (Skinner and Thorndike).In the fourth part, we evaluate the importance of school and family, as well as its role in the development of students, and their relationships. In the fifth part, the educational practices in relation to the role of the teacher in the classroom are addressed, content and skills to be acquired by the students and their perception in relation to their educational practices. The sixth part presents an empirical study of quantitative and qualitative character. The information was collected through the "Questionnaire on Educational Practices," prepared for the purpose and administered to a group of forty teachers TEIP ,and forty teachers from a non TEIP group , both with the same level of education, from the same county in the north of the country. This was done in the north of the country, in order to compare the results obtained. The questionnaire consists of some socio demographic questions, a group of open questions, and the other of closed questions. The quantitative (SPPS) and qualitative (content analysis) were used to analyze the responses. The results indicate that teachers from the two Primary School groups questioned, revealed no significant differences in their educational practices. In the seventh and eighth part, the results are the same. In the ninth and final part reflects on the possible implications of these results for the reorganization of the school education system today.
Ce travail a pour principal objectif déterminer s'il existe des différences dans les pratiques éducatives des enseignants de l´École Primaire, dans les groupes scolaires TEIP (Territoire d´Intervention Prioritaire) et Non TEIP. Le travail se compose de neuf parties. La première est l´introduction du même. La deuxième partie aborde l´origine, la formation et le classement des groupes scolaires, TEIP et Non TEIP à travers la Dépêche 147-B/ME/96, de l´ Arrêté Conjoint 73/SEAE/SEEI/96, l´Arrêté Normatif n. º 55/2008 et le Décret-Loi nº. 115-A/98. La troisième partie présente les processus de développement, entre les âges de six et douze ans, selon la perspective de quelques auteurs. Ainsi se désignent les différents domaines du développement, cognitif (Piaget et Vygotsky), de la personnalité, émotionnel/affectif (Freud, Wallon et Goleman), personnel/social/relationnel (Erickson), moral (Kohlberg, Selman) et comportemental (Skinner et Thorndike). La quatrième partie évalue l´importance de l´école et de la famille, ainsi que leur rôle dans le développement des élèves et de leur relation. La cinquième partie aborde les pratiques éducatives, en ce qui concerne le rôle de l'enseignant dans la classe, ainsi que les contenus et les compétences devant être acquises par les élèves, à travers la perception des mêmes. La sixième partie présente une étude empirique de caractère quantitatif et qualitatif, dont l´ information a été recueillie à travers le «Questionnaire sur les Pratiques Éducatives», construit pour cet effet et administré à quarante enseignants d´un groupe scolaire TEIP et à quarante enseignants d´un groupe scolaire Non TEIP, du même niveau d´enseignement, de la même municipalité du nord du pays, afin de comparer les résultats obtenus. Le questionnaire se compose ainsi de quelques questions sociodémographiques, d´un groupe avec une question ouverte, et d´un autre avec des questions fermées, l'analyse des réponses a été réalisée ayant recours à l'étude différentielle: quantitative (SPPS) et qualitative (analyse de contenu). Les résultats permettent de conclure que les enseignants des Écoles Primaires interrogés, des deux groupes scolaires, n´ont pas révélé de différences significatives dans leurs pratiques éducatives. La septième et la huitième partie présentent, respectivement, les résultats et la discussion des mêmes. La neuvième, et dernière partie, est la réflexion, sur les résultats et leurs éventuelles implications pour la réorganisation scolaire du système éducatif actuel.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10284/4002
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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