Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3944
Título: "Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças"(Maria Tereza Mantoan, 2003)
Autor: Barros, Cláudia Margarida Sousa de
Orientador: Coutinho, Manuela
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais
Inclusão
Estratégias Inclusivas
Escola Inclusiva
Dificuldades de aprendizagem
Special Educational Needs
Inclusion
Inclusive Strategies
Inclusive School
Learning disabilities
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: A escola atual encontra-se perante o desafio de responder, com efetividade, às Necessidades Educativas Especiais, de uma população escolar cada vez mais heterogénea, e de construir uma Escola Inclusiva. Este trabalho tem como temática central compreender e conhecer a percepção de jovens e adultos sobre Educação Inclusiva, procurando refletir a partir do conhecimento concreto que têm sobre a matéria. Assim, procuramos perceber quais as políticas existentes para combater a exclusão das crianças com necessidades especiais, identificar, descrever e analisar a perceção de uma amostra de adultos e jovens, relativamente à Escola Inclusiva, na temática Necessidades Educativas Especiais, e reflectir sobre possíveis formas de minimizar desigualdades e até mesmo formas de enfrentar e superar. Como conclusão ressaltamos o facto de as respostas dos inquiridos serem, na sua maioria, unânimes apesar da diferença de idade. De realçar que as opiniões dos inquiridos por vezes parecem contraditórias, no entanto revelam conhecimento acerca da temática. Para uma melhor discussão dividiram-se as questões em três grupos de análise, as questões relacionadas com o papel desenvolvido na escola, outro grupo relacionado com o papel da sociedade e, por fim, com o papel dos alunos. Numa primeira fase avaliou-se o papel desenvolvido pela/na escola, em que os inquiridos concordam plenamente que a escola se esforça por minimizar todas as formas de descriminação, assim como concordam que o pessoal educativo se esforça por remover todas as barreiras à participação dos alunos com dificuldades de aprendizagem. No âmbito do desenvolvimento por parte dos alunos As respostas variam entre a discordância e a plena concordância, sendo o número de respostas bastante próximos. Relativamente ao grupo relacionado com o papel da sociedade, Os inquiridos concordam que as diferentes comunidades locais estão envolvidas na inclusão dos alunos com dificuldades de aprendizagem, no entanto, discordam completamente que existam expectativas elevadas em relação a todos os alunos com dificuldades de aprendizagem.
The current school is challenged to respond with effectiveness, Special Educational Needs, a school population increasingly heterogeneous, and building an Inclusive School. This work has as central theme of understanding and knowing the perception of young people and adults on Inclusive Education, seeking to reflect from the concrete knowledge they have on the matter. So we try to understand what existing policies to combat social exclusion of children with special needs, identify, describe and analyze the perceptions of a sample of adults and young people, for the Inclusive School in thematic Special Educational Needs, and reflect on ways of minimize inequalities and even ways to address and overcome. In conclusion we emphasize the fact that the respondents' answers are, mostly unanimous despite the age difference. Note that the opinions of respondents sometimes seem contradictory, however reveal knowledge about the theme. For a better discussion questions divided into three groups for analysis, issues related to the role played in school, another group related to the role of society and, finally, the role of students. Initially evaluated the role played by / at school, where respondents strongly agree that the school strives to minimize all forms of discrimination, as well as agree that the educational staff strives to remove all barriers to the participation of students with learning difficulties. Under development by the students responses ranging from full agreement and disagreement, and the number of responses rather close. As regards the group related to the role of society, Respondents agree that the different local communities are involved in the inclusion of students with learning disabilities, however, completely disagree that there are high expectations for all students with learning difficulties.
Descrição: Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Serviço Social
URI: http://hdl.handle.net/10284/3944
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PG_Claudia.pdf807,9 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.