Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3910
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinho, Mónica Morado-
dc.contributor.authorCorreia, Luís Pedro Carvalho-
dc.date.accessioned2013-09-23T07:35:12Z-
dc.date.available2013-09-23T07:35:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/3910-
dc.descriptionProjeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentáriapor
dc.description.abstractDe acordo com o relatório elaborado em 1962 pela Comité Internacional de experts em saúde dentária da OMS, uma anormalidade requer tratamento quando é desfigurativa, provoque defeito funcional ou constitua um obstáculo ao bem-estar físico e emocional do paciente. No entanto, a perceção dos pacientes relativamente à sua aparência dentofacial assume cada vez mais importância na atualidade. A avaliação foi efetuada com base no inquérito criado e disponibilizado online entre os dias 15 de novembro de 2012 a 15 de janeiro de 2013. Os dados foram estatisticamente tratados com recurso ao software SPSS 21. Os objetivos do trabalho consistiram em: · Avaliar os motivos que levaram à realização do tratamento ortodôntico; · Avaliar o grau de satisfação dos pacientes relativamente ao tratamento realizado; · Avaliar a perceção e o impacto do tratamento ortodôntico nos pacientes sujeitos ao mesmo. Das 111 respostas obtidas, 49 dos inquiridos indicaram razões estéticas como motivo para a submissão ao tratamento ortodôntico, 40 referiram o encaminhamento por Médico Dentista; 18, problemas de saúde oral e uma a opinião de familiares/amigos. A percentagem de satisfação com o resultado do tratamento ortodôntico foi de 93,69%. Para avaliar a evolução da perceção e impacto do tratamento ortodôntico no sorriso e nos dentes, as respostas foram agrupadas segundo a satisfação com o tratamento. O primeiro grupo constituido pelas respostas de extremamente insatisfeito/insatisfeito (sete inquiridos) e outro pelas de pelo menos satisfeito (104 inquiridos). Para o primeiro grupo, foi obtida uma mediana de três (=satisfeito) para o antes e após tratamento, e para o segundo grupo registou-se uma evolução da mediana de três (=satisfeito antes do tratamento) para quatro (= muito satisfeito após o tratamento). As razões estéticas são o principal fator para a submissão ao tratamento ortodôntico. 93,69% indicaram estar satisfeitos com o tratamento. Das pessoas que indicaram estar satisfeitas com o tratamento, ocorreu uma melhoria da perceção do seu sorriso e dos seus dentes. According to the report made in 1962 by the experts of the International Committee for the Oral Health from the WHO, an anomaly requires treatment if the disfigurement or the functional defect consists in an obstacle to the patient´s physical or emotional wellbeing. Nevertheless, lately the patient perception of his dentofacial appearance assumes an even greater importance. The evaluation was performed based on the survey created and made available online between the 15/11/2012 and 15/01/2013. The data was statistically processed using the software spss 21. The objectives for this work consist in evaluating the: · Motives that lead to the orthodontic treatment; · Degree of satisfaction for the treatment; · Perception and impact in the patients that undergo orthodontic treatment. Of the 111 responses, 49 respondents indicated aesthetic reasons as grounds for submission to orthodontic treatment, 40 referred the dentist, 18 oral health problems, and one the opinion from family/friends. The percentage of satisfaction with the outcome of the orthodontic treatment is 93,69%. To evaluate the perception and impact of the orthodontic treatment in the smile and teeth, the answers were grouped according to treatment satisfaction. The first group as composed by the answers extremely dissatisfied and dissatisfied (seven answers) and the other by the at least satisfied (104 answers). For the first group a median of tree (= satisfied) was obtained for before and after treatment, and for the second group, an evolution of the median of tree (= satisfied before treatment) to four (= very satisfied after treatment). Esthetic reasons are the main factor to undergo orthodontic treatment. 93,69% of the people how answer are satisfaction with the treatment. The persons how said that are satisfied with the treatment, perceived an improvement in their perception of their smile and teeth.por
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titlePerceção e impacto do tratamento ortodônticopor
dc.typemasterThesispor
Aparece nas colecções:FCS (DCM) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
monografia 17-07.2013 final.pdf929,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.