Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3896
Título: Reciclagem de Pavimentos Flexíveis
Autor: Félix, Júlio
Orientador: Malafaya, Filipa
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: Os novos desígnios de sociedade indicam, que o desenvolvimento sustentável é indispensável, para garantir a qualidade de vida das gerações futuras. A indústria da construção é dos setores, que mais pode contribuir para a essa sustentabilidade, uma vez que este é um setor de grandes consumos de recursos naturais, de energia e é também paralelamente um grande gerador de resíduos de construção e demolição. Na primeira fase estudo com base na pesquisa efetuada, foi realizado o enquadramento da reabilitação no atual contexto da indústria da construção. É indicada a situação atual do setor, as suas tendências, as principais linhas de evolução no futuro e a importância da reabilitação, como referência da solução estratégica para setor. Sendo o tema desta dissertação a Reciclagem de Pavimentos Flexíveis, foi realizado a caraterização da atual rede rodoviária e a introduzida a temática da reciclagem, com a apresentação e descrição dos diversos tipos de reciclagem em função das diferentes variáveis com influência no processo construtivo, como seja o local de reciclagem, a temperatura em que se realiza o processo e o ligante utilizado. Após a indicação dos diversos tipos de reciclagem e as suas especificidades e de forma a definir em que situação é que cada uma deles constitui uma alternativa viável de reabilitação de um pavimento flexível, foi apresentado o caso de estudo, que se refere à “Subconcessão da Autoestrada do Baixo Alentejo – Reabilitação Lanço H–IP2 Beja /Castro Verde/A2/IP1). As várias soluções técnicas adotadas permitiram efetuar um diagnóstico dos vários tipos de patologias encontradas caracterizar os diferentes processos construtivos e evidenciar os materiais equipamentos usados e fases de construção adotadas. No final é realizada uma análise comparativa das diversas soluções adotadas, quais as vantagens e desvantagens dos diversos processos no sentido de perceber qual a solução a mais vantajosa de acordo com os parâmetros e critérios exigíveis em termos técnicos económicos e ambientais.
The new designs of society indicate that sustainable development is essential to ensure the quality of life of future generations. The construction industry is among the sectors that can contribute more to this sustainability, since this sector is a large consumption of natural resources, energy and parallel is also a major generator of construction and demolition waste. In the first phase study based on the survey conducted, we performed the framework of rehabilitation in the current context of the construction industry. It indicated the current situation of the industry, its trends, the main lines of development in the future and the importance of rehabilitation as a reference solution for strategic sector. Being the subject of this dissertation Recycling Flexible Pavements, was performed characterizing the current road network and introduced the theme of recycling, with the presentation and description of different types of recycling as a function of different variables which influence the construction process, such as the recycling location, the temperature at which the process is carried out and the binder used. Upon indication of the different types of recycling and its specific shape and define that situation is that each of them is a viable alternative rehabilitation of a flexible pavement, was presented the case study, which refers to "the Subconcession Freeway Alentejo - Rehabilitation haul H-IP2 Beja / Castro Verde/A2/IP1). Various technical solutions adopted allowed to perform a diagnosis of the various types of pathologies found characterize the different construction processes and material evidence used equipment and construction phases adopted. At the end is performed a comparative analysis of the various solutions adopted, what are the advantages and disadvantages of the various processes in order to find out the most advantageous solution in accordance with the parameters and criteria required in technical economic and environmental.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10284/3896
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