Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3889
Título: Gestão Democrática Participativa no Programa de Qualificação de Docentes na Universidade Estadual do Maranhão – PQD/UEMA
Autor: Silva, Iva Souza da
Orientador: Costa, Elisa Gomes da
Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: Análise da trajetória da Universidade Estadual do Maranhão, no recorte temporal compreendido entre os anos de 1993 a 2008, período este que se caracterizou pela inserção da UEMA no contexto educacional de formação dos professores que atuam na Educação Básica - Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino no Estado do Maranhão, como parte das mudanças oriundas das alterações no sistema educacional brasileiro através da LDB nº. 9394/96. Destaca-se a Gestão democrática e participativa no que tange ao Programa de Capacitação de Docentes – PROCAD e o Programa de Qualificação de Docentes – PQD, este implementado na terceira fase da proposta de licenciatura dos docentes oriundos da rede pública estadual e municipal nos anos 2000 a 2008. Para tanto, resgata-se a origem histórica da UEMA, sua contribuição para a melhoria de qualidade da Educação maranhense, sua organização administrativa e didático-pedagógica, bem como sua expansão no Estado do Maranhão e os resultados alcançados. Os objetivos da investigação refletem as marcas das mudanças vigentes na sociedade brasileira, as concepções de gestão compartilhada no PQD/UEMA, conforme a concepção de sociedade do conhecimento e das políticas da Educação, em relação à formação dos professores-alunos frente às mudanças paradigmáticas ocorridas dentro da sociedade globalizada do século XXI. Utiliza-se uma abordagem etnográfica de caráter qualitativo, objetivando obter fatos historicamente construídos, através de contato direto da investigadora com o objeto estudado; métodos teóricos e práticos foram utilizados para compreender quais as variáveis que atuam nesse processo de fragmentação/reconstrução das instâncias de gestão democrática, observando o hiato existente entre as políticas educacionais e a democratização da gestão da Educação. Conclui-se que as diversas dimensões gestoras do PQD/UEMA, no Estado do Maranhão, estão formalmente instituídas, mas por si sós não garantem a efetivação do processo de democratização e participação de seus membros carecendo, portanto, de uma política gestora inovadora, que passe pela reformulação de seus quadros administrativos e pedagógicos, a fim de alcançarmos a eficiência e eficácia proposta pela legislação nacional.
We have analyzed the trajectory of the State University of Maranhão, (UEMA – Universidade Estadual do Maranhão) in time frame within the years 1993 to 2008, a period which was characterized by the insertion of UEMA in the educational context of training of teachers involved in basic education - primary and secondary schools of the Public Network Education in the State of Maranhão, as part of the changes arising from the amendments in the Brazilian educational system through the Law of Directives and Bases of National Education (LDBEN- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394 / 96). We emphasize the democratic and participative management regarding the Training Program for Teachers - PROCAD and Qualification Program Faculty – PQD (Programa de Qualificação de Docentes), implemented in this third phase of the proposed degree of teachers from the state and municipal public network in the years 2000 to 2008. To do that, we have rescued the historical origin of UEMA, its contribution to improving the quality of education in the Maranhão State, its administrative, pedagogical and didactic performance, as well as its expansion in the State of Maranhão and the results achieved. The objectives of the research reflect the changes of existing brands in the Brazilian society, the concepts of shared management in the PQD / UEMA as the design of the knowledge society and education policies in relation to teacher training students in the face of paradigm shifts that have occurred within the global society of the twenty-first century. We use a qualitative ethnographic approach, aiming to obtain facts historically constructed through direct contact with the researcher's object of study, theoretical and practical methods were used to understand which variables operate in this process of fragmentation / reconstruction of the instances of democratic management, observing the gap between education policy and the democratization of education management. We conclude that the various dimensions of managing PQD / UEMA, State of Maranhão, are formally introduced, but by themselves do not guarantee the effectiveness of the process of democratization and participation of its members lacking, therefore, an innovative policy management, which go through overhaul of its administrative and teaching staff in order to achieve efficiency and effectiveness of proposed national legislation.
Nous avons analysé la trajectoire de l'Université de l'État du Maranhão, dans le laps de temps entre les années 1993 à 2008, une période qui se caractérise par l'insertion de UEMA dans le contexte éducatif de la formation des enseignants impliqués dans l'éducation de base - écoles primaires et secondaires du réseau public l'éducation dans l'État du Maranhão, dans le cadre des changements découlant de changements dans le système éducatif brésilien par la Loi de dire Nous insistons sur la gestion démocratique et participative en ce qui concerne le programme de formation pour les enseignants - PROCAD et Faculté Programme de qualification – PQD, mis en oeuvre dans cette troisième phase du degré proposé des enseignants du réseau étatique et municipal public dans les années 2000 à 2008. Pour ce faire, le sauvetage de l'origine historique de UEMA, sa contribution à l'amélioration de la qualité de l'enseignement du Maranhão, sa gestion administrative et pédagogique et didactique, ainsi que son expansion dans l'État du Maranhão et les résultats obtenus. Les objectifs de la recherche reflètent les changements des marques existantes dans la société brésilienne, les concepts de la gestion partagée de la PQD / UEMA que la conception de la société du savoir et des politiques d'éducation par rapport aux étudiants la formation des enseignants face à des changements de paradigme qui ont eu lieu dans la société globale de l'XXIe siècle.ctives et de Bases de l'Education Nationale (LDBE N 9394 / 96). Nous utilisons une approche qualitative ethnographique, visant à obtenir des faits historiquement construite par contact direct avec l'objet du chercheur de l'étude, les méthodes théoriques et pratiques ont été utilisées pour comprendre les variables qui opèrent dans ce processus de fragmentation / reconstruction des instances de gestion démocratique, observant l'écart entre la politique d'éducation et de la démocratisation de la gestion de l'éducation. Nous concluons que les différentes dimensions de la gestion PQD / UEMA, Etat du Maranhão, sont officiellement présenté, mais en soi ne garantit pas l'efficacité du processus de démocratisation et de participation de ses membres manquent, par conséquent, une politique de gestion innovateurs, qui passent par refonte de son personnel administratif et enseignant afin d'atteindre l'efficacité et l'efficacité de la législation nationale proposée.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor Ciências Sociais, especialidade em Sociologia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10284/3889
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