Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3860
Título: Modelo de Repositório Institucional para Escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário
Autor: Silva, Fernanda Pedrosa da
Orientador: Freitas, Judite A. Gonçalves de
Regedor, António
Palavras-chave: Repositório Institucional
Repositório Digital
Biblioteca Escolar
Ensino Básico e Secundário
Literacia da Informação
Institutional Repository
Digital Repository
School Library
Middle School
High School
Education
Information Literacy
Data de Defesa: 2013
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral promover a reflexão participada do professor bibliotecário, do diretor, de professores do Ensino Básico e do Secundário e dos alunos, em busca de um novo sentido para a biblioteca escolar. Analisou-se o investimento de uma escola de 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário na sua biblioteca, tendo em conta as características, as competências informacionais e as necessidades da sua população discente, dominada, cada vez mais, pela diversidade cognitiva, socioeconómica, linguística e pelo multiculturalismo. Na sequência do referido, propõe-se um modelo de repositório institucional (RI) para uma escola do 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário – a Secundária Carolina Michaëlis (Cedofeita, Porto) – mas que terá a potencialidade de ser adaptado a outras escolas com características análogas. Metodologicamente, a investigação é um estudo que pretende identificar se as condições relativas à implementação de um repositório institucional se encontram reunidas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas aos docentes e de ques-tionários aos alunos. A nossa amostra foi composta por 120 alunos (4 turmas do Ensino Básico e 2 turmas do Ensino Secundário) e por 10 professores. Os dados foram analisados de forma quantitativa, no tocante aos resultados dos alunos, e qualitativa, no que respeita as entrevistas feitas aos professores. Os dados provenien-tes dos questionários dos alunos foram analisados com uma aplicação informática. A fim de analisar e interpretar os resultados, combinámos as diversas fontes de dados. Finalmente, apresentam-se os resultados e tecem-se algumas conclusões, na discussão, no seguimento da análise dos dados, apresentando-se algumas perspetivas para o futuro da organização visada no presente estudo. Cumprimos os objetivos traçados no início deste trabalho e confirmámos as hipóteses previamente levantadas, nomeadamente: (1) o acervo da escola não responde às neces-sidades informacionais da sua população; (2) os alunos são orientados e detêm compe-tências de pesquisa informacional e, finalmente, (3) existem condições materiais e humanas que favorecem a implementação de um repositório institucional, enquanto fator promotor da melhoria do funcionamento organizacional e do sucesso educativo.
This thesis aims to promote a reflection towards the search of a new direction for the school library; a reflection involving the librarian teacher, the school director and other teachers of Middle and High School, as well as students. We analyzed the investment in a library of a Middle and High School, taking into ac-count the characteristics, skills and informational needs of its student population, domi-nated increasingly by diverse cognitive, socio-economic and linguistic multiculturalism. Therefore, we propose a model of institutional repository, projected for a school that reunites Middle and High School graduation levels – the Secondary Carolina Michaëlis (Cedofeita, Oporto) –,which we believe that will have the potential to be adapted to oth-er schools with similar characteristics. Methodologically, the research is a study, which aims to identify whether the conditions for the implementation of an institutional repository are available. Data were collected through semi structured interviews and questionnaires directed for teachers and stu-dents, respectively. Our sample consisted of 120 students (4 classes of Middle School graders and 2 classes of High School students) and 10 teachers. The data had been analyzed in a quantitative manner regarding student outcomes, and qualitatively concerning the interviewed teachers. The results obtained from student questionnaires were analyzed with a computer application. In order to analyze and in-terpret the results, we combined the various sources. Finally, we present the results and draw some conclusions in the discussion following the data analysis, presenting some perspectives for the future of the organization re-ferred to in this study. We confirmed the objectives outlined earlier in this thesis as well as the hypothesis previously put forward, namely: (1) the school library collection does not meet the informational needs of its population, (2) students are guided and hold in-formational research skills, and finally (3), there are human and material conditions that favor the implementation of an institutional repository, while promoting organizational functioning and educational success.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação
URI: http://hdl.handle.net/10284/3860
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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