Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3775
Título: A gestão no preço no sector hoteleiro
Outros títulos: o caso das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Madeira
Autor: Coelho, Rui Miguel Gomes
Orientador: Salazar, Ana
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: O tema do presente trabalho é a gestão do preço nos serviços e mais especificamente no sector hoteleiro. Procedeu-se à análise dos preços de venda das unidades de alojamento de 4 e 5 estrelas da Madeira, disponíveis ao cliente final, e a forma como são geridos esses preços ao longo do tempo. Dispondo de diferentes canais de distribuição, procura-se aferir se o cliente final encontra preços mais vantajosos nos canais de distribuição com menor intermediação. A recolha de dados foi efectuada num espaço temporal de 2 meses, junto dos vários canais, com recurso a uma amostra não probabilística por conveniência, tendo-se escolhido um agente de viagens de relevância nacional, em Portugal, sítios de reservas na internet e unidades de alojamento de 4 e 5 estrelas. As principais conclusões apontam para o facto do preço obtido junto dos sites de reservas dos hotéis se revelarem os mais vantajosos, sendo num reduzido número de casos idênticos a um dos sites de reservas de hotéis. O recurso ao agente de viagens analisado acarreta ao cliente final a incursão num dispêndio monetário superior aos demais canais de distribuição. A maior intermediação está a implicar maiores preços ao cliente final. As unidades hoteleiras adoptam estratégias dinâmicas de gestão de preço uma vez entre as duas recolhas de informação ocorreram oscilações no preço da maioria dos hotéis. This paper analyzes the management of prices in 4 and 5 stars hotels in Madeira island. Analyzes the prices available to customer, and how hotels manage these prices over time. Seeks to measure if the customer finds the most affordable prices in distribution channels with lower intermediation. Data collection was carried out in a timeline of two months, with the various channels through a non-probabilistic sample of convenience, using a Portuguese travel agent, booking sites on the Internet and of 4 and 5 stars hotels, although they are a universe without statistical significance. The price obtained from the hotel reservation sites was the lowest. The travel agent is considered the highest price of distribution channels. The hotel units adopt dynamic strategies for managing price. The price varied for most of the hotels, between the two data collection.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10284/3775
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