Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3719
Título: Satisfação no trabalho dos profissionais de cuidados de saúde primários
Outros títulos: estudo exploratório em profissionais de cuidados de saúde primários de um Agrupamento de Centros de Saúde
Autor: Azevedo, Rosemere Oliveira Bezerra de
Orientador: Barros, Carla
Ferreira, Pedro Lopes
Palavras-chave: Satisfação
Trabalho
Saúde e Bem-Estar
Satisfaction
Work
Health and Welfare
Satisfaction de Travail
Santé et Bien-Être
Data de Defesa: 2012
Resumo: A satisfação no trabalho é amplamente estudada na psicologia organizacional. Teoricamente a satisfação está relacionada a fatores intrínsecos e extrínsecos, a componentes afetivos e cognitivos e influencia diretamente as relações de trabalho, podendo afetar a saúde, o bemestar do trabalhador, assim como a qualidade na prestação dos serviços. O presente estudo tem como objetivo geral, explorar a satisfação dos profissionais que trabalham em unidades de cuidados de saúde primários face aos fatores socio-demográficos, organizacionais e às mudanças no sistema organizacional implantadas no Agruamento de Centros de Saúde - ACES. Foi aplicado um inquérito a 246 profissionais das unidades de cuidados da saúde primários de um Agrupamento de Centros de Saúde – ACES do Norte. A satisfação no trabalho foi avaliada através das escalas de satisfação do Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional-IASP. Como era esperado, considerando as teorias referenciadas neste estudo, obteve-se relações significativas na satisfação profissional entre as unidades do ACES, sendo a USF Modelo B a apresentar resultados mais positivos. Observou-se ainda, diferenças significativas na satisfação em função da antiguidade , da escolaridade e do tipo de vínculo, função e carreira/profissão. Os resultados revelam um nível de satisfação médio evidenciando algumas lacunas em domínios que nos levam a perceber a necessidade de intervenções que contribuam para a saúde, bem-estar e expectativa dos profissionais. Job satisfaction is widely studied in organizational psychology. Theoretically, satisfaction is linked to intrinsic and extrinsic factors, to cognitive and affective components and it influences directly the work relations, potentially affecting health, the worker well-being, as well as the service provision quality. The general objective of the present study is to explore the satisfaction of professionals working in primary health care units, regarding sociodemographical and organizational factors, as well as the changings in the organizational system implemented in the agrupamento de centros de saúde – ACES. An inquiry been applied at 246 professionals from the primary health care units of an agrupamento de centro de saúde – ACES do Norte. Job satisfaction was evaluated through satisfaction scales of the Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional – IASP. As expected, considering the theories referenced in this study, we obtained significant relations in job satisfaction between the ACES units, USF Modelo B presenting the most positive results. We also observed significant differences in satisfaction according to antiquity, scholarship, bond type, function and career/profession. Results reveal a medium satisfaction level showing some gaps in domains, which leads us to understand the need for interventions that contribute to health, wellness and expectations of professionals. La satisfaction au travail est amplement étudiée en psychologie organisationnelle. Théoriquement, la satisfaction est liée à des facteurs intrinsèques et extrinsèques, à des composantes affectives et cognitives et elle exerce une influence directe sur les relations de travail, pouvant affecter la santé et le bien-être du travailleur, aussi bien que la qualité de la prestation de services. La présente étude se donne comme objectif général d’analyser le degré de satisfaction des professionnels qui travaillent dans des unités de soins de santé primaires face à des facteurs socio-démographiques, organisationnels et à des changements dans le système organisationnel mis en oeuvre dans les Groupements de Centres de Santé (GCS). Nous nous sommes servis d’une enquête auprès de 246 professionnels des unités de soins de santé primaires d’un Groupement de Centres de Santé (GCS) du nord du Portugal. La satisfaction au travail a été évaluée selon les échelles de l’Instrument d’Évaluation de la Satisfaction Professionnelle (IESP). Comme attendu, selon les théories référencées dans cette étude, nous avons obtenu des résultats significatifs en ce qui concerne le degré de satisfaction professionnelle dans les unités du GCS, les Unités de Santé Familiale modèle B étant celles qui présentent les résultats les plus positifs. Nous observons encore des différences significatives dans le degré de satisfaction en fonction de l’ancienneté , du niveau de scolarité ,du type de contrat de travail, du fonction et du carrière/profession. Les résultats révèlent un degré de satisfaction moyen qui met en évidence certaines lacunes dans différents domaines, ce qui nous amène à constater le besoin d’une intervention dans des domaines dont dépendent la santé, le bien-être et les attentes des professionnels.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia do Trabalho e das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10284/3719
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_RosemereAzevedo.pdf741,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.