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Título: Comment se transforme la pratique du peintre-plasticien au contact du Sensible?
Outros títulos: itinéraire formateur d’un peintre du Sensible
Autor: Goldstain, Marc
Orientador: Austry, Didier
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: Cette recherche vise à analyser en première personne l’évolution de la pratique d’un artisteplasticien formateur en somato-psychopédagogie. Cette recherche se servira comme données du propre journal de bord de l’artiste. Pour nourrir l’analyse qualitative de ce journal, j’ai construit un parcours théorique en trois séquences : l’analyse d’ouvrages biographiques de peintres, une synthèse théorique des principes de l’esthétique pragmatique de Dewey et Shusterman, enfin l’exposition de certains des principes de la psychopédagogie perceptive, qui ont inspiré et renouvelé ma pratique artistique. L’analyse du journal est basée sur une analyse qualitative catégorielle classique. Comme résultats, cette recherche met en relief les impacts des différentes pratiques (appelées ici training) du Sensible sur sa personne ainsi que sur son action artistique et enfin parfois sur sa production artistique. Il en resulte un déploiement perceptif plus global et raffiné, mais aussi de façon plus surprenante, un ancrage identitaire remarquable. Esta investigação tem como objetivo analisar a evolução em primeira pessoa da prática de um artista plástico, formador em somato-psicopedagogia. Esta investigação servir-se-á assim do próprio diário de investigação do artista. Para incrementar a análise qualitativa deste trabalho, construí um percurso teórico composto de três sequências distintas : a análise de obras biográficas de pintores, uma síntese teórica dos princípios da estética pragmáticas de Dewey e Shusterman, e enfim, a exposição de alguns dos princípios da psicologia da perceção, que inspiraram e renovaram minha prática artística. A análise do diário de investigação é baseada numa análise qualitativa categórial clássica. Como resultados, a investigação destaca o impacto de diferentes práticas (aqui designadas de training) do Sensível na sua própria pessoa, bem como na sua ação artística e, finalmente, por vezes, na sua produção artística. Isso resulta numa implementação mais global e refinada, mas também e de forma surpreendente, na construção de uma base identitária notável.
Descrição: Trabalho de Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva
URI: http://hdl.handle.net/10284/3673
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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