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Título: Otimismo e atitudes inclusivas de professores dos Açores face a alunos com NEE
Outros títulos: um contributo para tradução e validação portuguesa da Teacher Academic Optimism Scale for Elementary Teachers (SAOS)
Autor: Costa, Joana Margarida Barreto da
Orientador: Coelho, Fátima
Palavras-chave: Educação Especial
Necessidades Educativas Especiais
Inclusão
Atitudes Inclusivas
Psicologia Positiva
Otimismo
Special Education
Special Educational Needs
Inclusion
Inclusive Attitudes
Positive Psychology
Optimism
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: O otimismo é um dos componentes mais importantes da tão recente Psicologia Positiva, tendo sido já aplicado ao ensino. Promovendo-se uma educação para o otimismo beneficiam-se todos os intervenientes no processo de aprendizagem. A inclusão é também um dos temas que atualmente tem despertado muito interesse em diversas vertentes, passando pelos docentes até aos legisladores, trabalhando todos em uníssono para que os alunos com Necessidades Educativas Especiais tenham cada vez mais possibilidades de inclusão na sociedade atual e onde as atitudes inclusivas dos professores são para isso fundamentais. Após a definição e abordagem da educação inclusiva e da educação para o otimismo, correlacionamos estas duas áreas e validamos para este estudo a Teacher Academic Optimism Scale for Elementary Teachers (SAOS) de Hoy (2005). Pretendíamos também verificar se os professores mais otimistas são mais inclusivos de alunos com NEE e mediante os resultados obtidos podemos afirmar que os mesmos são significativos e que se confirma que efetivamente, os professores mais otimistas são mais inclusivos de alunos com NEE. Tentamos, desta forma, contribuir para a construção do constructo onde se associem a educação inclusiva e a educação para o otimismo e se comprovem os exponenciais benefícios do otimismo nos professores de turmas inclusivas. No seguimento da análise de todos os resultados obtidos consideramos que conseguimos dar um contributo para futuras pesquisas neste âmbito. Dada a pouca base bibliográfica capaz de sustentar as hipóteses, este estudo torna-se exploratório, pretendendo, no entanto possibilitar e fomentar as potencialidades positivas do otimismo, essencialmente em contextos de inclusão, podendo, estudos posteriores, utilizar esta pesquisa como suporte para aprofundar conhecimentos neste domínio. Optimism is one of the most important components of such recent Positive Psychology, has been already applied to education. Promoting education is an optimism benefit all stakeholders in the learning process. Inclusion is also one of the issues that currently has aroused much interest in various aspects, from the teachers up to the legislators, all working in unison for students with Special Educational Needs have more chances of inclusion in society today and where attitudes inclusive of teachers are fundamental to this. After the definition and approach to inclusive education and education for optimism, we correlated these two areas and validated for this study the Teacher Academic Optimism Scale for Elementary Teachers (OSA) of Hoy (2005). We also intended to verify that the teachers most optimistic are more inclusive of pupils with SEN and with the results we can say that they are significant and it is confirmed that indeed, the most optimistic teachers are more inclusive of students with SEN. We try in this way contribute to the building where the construct join inclusive education and education for optimism and prove the exponential benefits of optimism in teachers of inclusive classrooms. Following the analysis of all results we believe that we can make a contribution to future research in this area. Given the paucity of research capable of hypotheses, this study is exploratory, intending, however enabling and fostering the positive potential of optimism, mainly in inclusive settings, and may, further studies using this research as support for further knowledge in this area.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
URI: http://hdl.handle.net/10284/3665
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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