Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3624
Título: Relatório alusivo à prática de gestão – Ser Diretor é…
Autor: Ângelo, Luís Carlos da Silva
Orientador: Sampaio, Manuela
Palavras-chave: Liderança
Autoridade
Colaboração
Sucesso
Projeto
Objetivos
Leadership
Authority
Colaboration
Sucess
Project
Goals
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente relatório é composto por cinco capítulos iniciando-se o mesmo com a apresentação do percurso formativo e profissional do mestrando. Segue-se, no capítulo II, a caraterização geral do estabelecimento de ensino onde o mestrando exerce funções (Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas, sito em Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra), bem como a apresentação da política educativa do referido Agrupamento. O capítulo III apresenta um enquadramento teórico-conceptual sobre a noção de liderança e das diferentes abordagens deste conceito, no plano escolar, tendo em conta a explanação de algumas das teorias que sustentam essas mesmas abordagens. Neste capítulo, o mestrando aborda a sua visão, no que respeita ao exercício do cargo de Diretor Escolar, bem como a tarefa, que lhe está implícita, de gerir várias estruturas do Agrupamento. O mestrando termina o capítulo com algumas apreciações acerca das alterações legislativas relevantes, nos últimos anos. No capítulo IV é feita uma descrição e análise das atividades mais significativas, já implementadas ou em implementação, durante a vigência do mandato de gestão do mestrando, as quais têm contribuído para o crescimento do Agrupamento e reconhecimento do mesmo, num plano exterior. Finalmente, no capítulo V, é feita uma reflexão sobre os momentos mais marcantes dos mandatos de gestão do mestrando, ao longo dos últimos anos, não só para este, mas também, para o próprio Agrupamento. Neste contexto, o mestrando expõe o seguinte pensamento, subjacente à sua ação, ao longo destes anos, enquanto Diretor Escolar: “Ser Diretor é ...”. This report is composed by five chapters, being the first one related to the presentation of the formative and professional course of the master. Chapter II contains the general characterization of the educational establishment, where the master performs functions (Group of Schools Brás Garcia Mascarenhas, located in Oliveira do Hospital, Coimbra district) and the presentation of the educational policy of that Group. Chapter III presents a theoretical and conceptual framework on the notion of leadership and the different approaches to this concept, in the school context, taking into account the explanation of some of the theories that support these approaches. In this chapter, the master discusses his idea regarding to the exercise of the role of School Director, such as the implied task to manage the various structures of the Group. This chapter ends with some assessments about relevant legislative changes in recent years. Chapter IV shows a description and analysis of the most significant activities, already implemented or under implementation, during the period of the master’s management, which have contributed to the growth and recognition of the same Group, beyond the same. Finally, in Chapter V, there is a reflection about the most outstanding moments of the master’s management, over the past few years. These moments can be considered remarkable, not only for the Group, but also for the master himself. In this context, the master exposes his thought, underlying his action, over the years as School Director: Being a Director, is to think school 24 hours a day.
Descrição: Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, área de especialização em Administração Escolar e Administração Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10284/3624
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Mestrado - Final 16 maio 2012.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.