Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3620
Título: Variáveis de aprendizagem e o autoconceito em alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade
Autor: Marta, Tatiana Centeno
Orientador: Costa, Ana
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: O principal objetivo do presente estudo é avaliar e compreender as relações entre o autoconceito e as variáveis de aprendizagem dos alunos em função do sexo (feminino, masculino), da escolaridade (6º e 9º anos) e do nível socioeconómico (alto, médio, baixo). Participaram 185 alunos de uma escola do Porto, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: Questionário sociodemográfico; a Escala de Competência Percebida para Crianças e Adolescentes e o inventário de Variáveis Intervenientes na Aprendizagem. Os principais resultados encontrados mostram relações entre o autoconceito e as variáveis de aprendizagem dos alunos, assim como variações nestes construtos quando são consideradas as variáveis sexo, escolaridade e nível socioeconómico. O inventário de Variáveis Intervenientes na Aprendizagem mostrou possuir qualidades psicométricas aceitáveis ao nível da validade, fidelidade e sensibilidade. The purpose of this work is to evaluate and understand the relations between the selfconcept and the intervening variables in learning of students with different gender (female and male), level of academic grade ( 6th and 9th grade), and social and economic status (upper, average and down). One hundred and eighty five students of a Porto school participated in this study, with both gender and ages between 11 and 18. We used the following instruments to gather the data: social and demographic questionnaire; the Perceived Competence for Children and Adolescent Scale, and the Intervening Variables in Learning Inventory. The main results underlined the relations between self-concept and the learning styles, as well as variations in these concepts when we consider variables such as gender, level of academic grade and social and economic status. The Intervening Variables in Learning Inventory revealed good psychometric qualities regarding validity, fairness and sensitivity
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10284/3620
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_TatianaMarta.pdf1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.