Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3580
Título: Promoção de hábitos de vida livres de tabaco em crianças
Outros títulos: criação, implementação e avaliação do programa “Quero Crescer Saudável”
Autor: Barreira, Maria Esmeralda dos Reis
Orientador: Madeira, Milton
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: Este estudo investiga a eficácia do programa de intervenção “Quero Crescer Saudável” sobre a promoção de hábitos de vida livres de tabaco em crianças do 4º ano de escolaridade. Procedeu-se a uma revisão da literatura sobre teorias da educação para a saúde, os fatores influentes na promoção de uma vida saudável como a alimentação e o exercício físico, e a prevenção de comportamentos de risco como o tabagismo. Abordaram-se também diferentes vertentes teóricas sobre o desenvolvimento da criança em idade escolar. Na conceção deste estudo, recorreu-se à metodologia do tipo quasi-experimental com medidas de design before-after with a control group. Para o efeito, criou-se, implementou-se e avaliou-se o programa de intervenção “Quero Crescer Saudável” e um instrumento de colheita de dados (questionário “Hábitos de Vida Saudáveis”). Foi assim definido como objetivo geral desta investigação, promover hábitos de vida saudáveis, livres de tabaco, em crianças do 4º ano de escolaridade. A amostra foi constituída por 131 crianças do 4º ano de escolaridade, com idades entre os nove e os onze anos (69 crianças no grupo experimental e 62 no grupo controlo). Os rapazes eram 51,9% das crianças e as raparigas 48,1%. Os participantes no programa “Quero Crescer Saudável” valorizaram a prática de exercício físico para crescer saudável, e houve a consciencialização da auto responsabilidade pelo cuidar do corpo com escolha de práticas saudáveis, como o não fumar. Adquiriram competências para explicar aos outros que fumar faz mal e como enfrentar a pressão dos pares. Compreenderam que é difícil abandonar o hábito de fumar e que um só cigarro por dia pode desencadear dependência, pelo que o melhor é não começar. Os participantes fizeram uma projeção de que não queriam fumar futuramente e de que não necessitariam do tabaco para resolverem os seus problemas, nem para parecerem mais crescidos. O programa “Quero Crescer Saudável”, revelou-se igualmente eficaz quer entre crianças com fumadores na família, quer entre crianças provenientes de famílias sem hábitos tabágicos. Generalizando os resultados obtidos, através da educação para a saúde, a criança fica mais informada, capaz de fazer opções e de tomar decisões adequadas à sua saúde. The present study investigates the efficacy of the Intervention Program “I want to grow healthy” on the promotion of tobacco free life habits in 4th grade school children. The study includes a bibliographic review on health education theories, the factors influencing the promotion of a healthy life like feeding habits and physical exercise practice, and the prevention of risk behaviors like tobacco consumption. School age children development theories were also reviewed. The Study design followed a quasi-experimental conception model with before-after measures with a control group. To this effect, we developed, applied and evaluated the program “I want to grow healthy” and a data collection instrument (“Health life habits” questionnaire). The global aim of the study was thus defined as the promotion of healthy life habits, free from tobacco, amongst 4th grade school children. The sample included a total of 131 4th grade school children (69 in the experimental group and 62 in the control group). Boys were 51,9% and the girls were 48,1% of all children. After the application of the Program, children were found to value physical exercise practice as a healthy life habit, and to acknowledge self-responsibility for body care and the choice of healthy habits (like non-smoking). They also achieved competences to explain others why smoking is bad for health, as well as to face peer pressure. They acknowledged that since smoking cessation is hard and even one cigar a day creates dependency, the best strategy is to never start smoking. Participants projected themselves in the future as non-smokers, and stated that smoking is not needed neither to solve ones problems nor to look older. The “I want to grow healthy” program proved to be equally effective among children with or without smoking relatives. In conclusion, the results show that through health education, children get better informed and improve their capacity to make healthier choices in life. Cette étude tend à prouver l’efficacité du programme d’intervention Je Veux Grandir Sainement, tout en promouvant des habitudes de vies exemptes de tabac sur des enfants de CM2. Nous avons procédé à une relecture des textes sur les théories de l’éducation au profit de la santé, sur les facteurs favorisants le développement d’une vie saine comme l’alimentation, l’exercice physique, ainsi que la prévention des comportements à risque comme le tabagisme. Nous avons aussi abordé différents versants théoriques sur le développement de l’enfant en âge d’être scolarisé. Pendant la conception de cette étude, nous avons eu recours à la méthode de type quasi-expérimentale avec des mesures de design before-after with a control group. A cet effet, nous avons crée, proposé et évalué le programme "Je Veux Grandir Sainement", et nous avons recueilli des données (questionnaire Habitudes de Vie Saine). Nous avons donc défini l’objectif principal de cette recherche: promouvoir des habitudes de vie saines sans tabac sur des enfants de CM2. L’échantillon a été constitué de 131 enfants de CM2, âgés de 9 à 11 ans (69 enfants font partie du groupe expérimental et 62 du groupe contrôle). Le pourcentage de garçons a été de 51%, et celui des filles de 48,1%. Les participants au programme ont valorisé la pratique d’exercices physiques pour grandir en bonne santé, il y a eu une prise de conscience sur l’auto-responsabilité pour le soin du corps avec le choix de pratiques saines, comme celle de ne pas fumer. Ils ont acquis des compétences pour expliquer aux autres que fumer était préjudiciable et pour supporter la pression de leurs pairs. Ils ont compris qu’il était difficile d’arrêter de fumer, et qu’une seule cigarette par jour suffisait à les rendre dépendants. En conséquence il fallait mieux ne pas commencer. Les participants ont projeté de ne pas vouloir fumer, de ne pas avoir besoin du tabac pour résoudre leurs problèmes, ni pour paraître grands. Le programme Je Veux Grandir Sainement révèle homogénéité et efficacité aussi bien chez des enfants de familles fumeuses que chez des enfants de familles non fumeuses. En généralisant les résultats obtenus à travers l’éducation pour la santé, l’enfant est mieux informé, est capable de choisir, et de prendre des décisions adéquates à sa santé.
Descrição: Tese de doutoramento apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialização em Psicologia da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10284/3580
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