Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3492
Título: Uma abordagem do outdoor personalizado no espaço público urbano
Autor: Viana, Fernanda
Mesquita, Francisco
Neves, Jorge
Palavras-chave: Publicidade exterior
Outdoor Personalizado
Espaço Público
Paisagem Urbana
Data: 2012
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Cadernos de Estudos Mediáticos. 9 (2012) 29-39.
Relatório da Série N.º: Cadernos de Estudos Mediáticos;9 (2012)
Resumo: A rápida evolução da publicidade exterior em geral, e do Outdoor personalizado em particular, deve-se, por um lado, à introdução no mercado de máquinas de impressão digital de grande formato e, por outro, aos respetivos suportes de impressão em base têxtil (poliéster), revestidos a policloreto de vinilo (PVC), capazes de contemplar dimensões que o suporte papel não permite. O acréscimo de mobilidade das pessoas é também apontado como fator responsável pela maior presença desta tipologia de publicidade no espaço urbano. A localização do Outdoor Personalizado no contexto urbano, caso aflorado nesta reflexão, dá conta da importância destas imagens no espaço. Pela sua dimensão e espetacularidade, pode afirmar-se, sem reservas, que elas marcam indelevelmente as nossas cidades. Deste modo, pretende-se compreender algumas das importantes variáveis que condicionam a sua disposição tendo como cenário a cidade do Porto. Mapeadas as zonas de atividade mais importantes da cidade, foi possível concluir que a Zona Urbana, Escritórios e Serviços foi, entre todas as outras, a que teve uma maior incidência de Outdoors personalizados. The quick growth of Outdoor advertising, especially that of the Customized Billboard, is due both to the existence of digital printing equipment of big format in the market and to printing materials as textile substrates (polyester) coated by polyvinyl chloride (PVC), which tolerate sizes that paper cannot accommodate. Also, the increase of people’s mobility is mentioned as the main reason for the prevalence of this kind of advertisements in the urban space. The location of the Customized Billboard in an urban context, the focus on this study, shows the importance of these images in space. Considering their size and magnificence, we can postulate that they almost influence our cities. Thus, it is our purpose to understand some of the important variables that influence the location of the Customized Billboard, with Oporto as our scenery. After mapping the most important areas of activity in the city, we concluded that the urban space (offices and services) was the area with the highest incidence of customized Outdoors.
URI: http://hdl.handle.net/10284/3492
Aparece nas colecções:Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 09

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
29-39.pdf1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.