Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3464
Título: Satisfação profissional e sócio-organizacional de direções de escolas básicas e secundárias
Outros títulos: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas
Autor: Vieira, Fernanda Maria Mesquita
Orientador: Santos, Nelson Lima
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: Este estudo tem como objetivo averiguar se existe satisfação profissional e sócio-organizacional entre membros de Direções de Escolas do Básico e do Secundário, do ensino público e privado, nomeadamente porque a investigação, nos domínios da gestão e da psicologia do trabalho e das organizações, preconiza que a satisfação profissional e a sócio-organizacional, direta ou indiretamente, se encontram ligadas à produtividade e à realização pessoal, aspetos estes que não são alheios às atuais políticas educativas. Assim, este trabalho é constituído por seis partes, sendo que, na primeira parte, concretizamos a introdução geral do nosso trabalho. Na segunda parte, abordamos a evolução da gestão das escolas, a partir do ano letivo 1975/1976 e analisamos vários Decretos-Lei (DL): DL n.º 221/74, de 27 de Maio, DL n.º 769-A/76, de 23 de Outubro, DL n.º 172/91, de 10 de Maio, DL n.º 115-A/98, de 4 de Maio e o DL n.º 75/2008, de 22 de Abril, de forma a clarificar as alterações do contexto normativo que enforma a atuação das direções do ensino público e, embora com mais autonomia, do ensino privado, salientando os princípios base consagrados pela Lei de Bases do Sistema Educativo no que concerne a administração, gestão e autonomia das escolas. Na terceira parte, enquadramos as organizações numa perspetiva histórica à luz dos paradigmas positivista, biológico-sistémico e construtivista (Canavarro, 2005). Na quarta parte, apresentamos algumas referências concetuais e práticas sobre os conceitos de satisfação profissional e sócio-organizacional, enfatizando a sua definição e distinção, bem como as respetivas fontes mais frequentemente referidas pela literatura (Freixo & Lima-Santos, 2006, 2008, 2009; Lima-Santos & Freixo, 2006). Na quinta parte, apresentamos o nosso estudo empírico, de caráter qualitativo, cuja informação foi recolhida através do “Questionário de Satisfação Profissional e Sócio-O g z c l” (L m -Santos & Vieira, 2011), construído para o efeito e administrado a 28 membros de direções de 17 escolas básicas e secundárias públicas e de 11 escolas privadas do mesmo nível de ensino, todas do norte do país, com o intuito de comparar os resultados obtidos. O questionário é constituído por algumas questões sociodemográficas e por dois grupos de questões de resposta aberta, sendo que um grupo é constituído por itens relativos à satisfação profissional e o outro por itens relativos à satisfação sócio-organizacional, tendo-se procedido à análise das respostas com recurso à técnica de análise de conteúdo. Globalmente, os resultados permitiram-nos concluir que os membros das direções inquiridas se encontram na sua maioria satisfeitos, quer no público quer no privado, e que voltariam a ocupar o cargo. Na sexta e última parte, concluímos este trabalho, refletindo sobre os nossos resultados e respetivas implicações para a liderança e para o futuro da escola como organização. This study aims to explore whether there is job and socio-organizational satisfaction among public and private Primary and Secondary School Soard Members, particularly because research into management and work and organizational psychology suggests that job and socio-organizational satisfaction is directly or indirectly linked to productivity and personal fulfillment. These aspects are not strange to current educational policies. This work is divided into six parts. In the first one we will offer a general introduction to our work. The second part will look at alterations in school management as of the 1975/1976 school year and we shall assess various laws such as Decree-Law (DL): n.º 221/74 of 27 May, DL n.º 769-A/76 of 23 October, DL n.º 172/91 of 10 May, DL n.º 115-A/98 of 4 May and DL n.º 75/2008 of 22 April to clarify the changes that, from a legal point of view, govern state school boards and, although with more autonomy, private schools too. We shall underscore the main provisions contained in the Education System Base Law regarding school boards, management and their autonomy. In the third part, we shall look at the organizations from a historical perspective in the light of the positivist, biological and constructivist-systemic paradigms (Canavarro, 2005). In the fourth part, we present some references on the concepts of socio-organizational and job satisfaction, emphasizing their definition and distinction, as well as the most frequently reported sources (Freixo & Lima-Santos, 2006, 2008, 2009; Lima-Santos & Freixo, 2006). In the fifth part, we present our qualitative, empirical study, the information collected from the “Survey of Professional and Socio-Organizational Satisfaction” (Lima-Santos & Vieira, 2011), drawn up especially for this purpose and given to 28 board members from 17 primary and secondary state schools and 11 private schools teaching the same grades in the north of the country, in order to compare the results. The questionnaire consisted of socio-demographic questions and two groups of open-response questions. One group consisted of items related to job satisfaction and the other to socio-organizational satisfaction, and the responses were assessed using content analysis technique. Overall, the results allowed us to conclude that the state and the private school board members who were surveyed are generally satisfied and would return to their post. In the sixth and last part, we conclude this work, reflecting on our results and the implications for leadership and the future of schools as an organization. Cette étude vise à déterminer si les membres des directions des écoles élémentaires et secondaires de l’enseignement public et privé, éprouvent de la satisfaction professionnelle et socio-organisationnelle car, la recherche dans les domaines de la gestion et la psychologie du travail et des organisations préconise que la satisfaction professionnelle et socio-organisationnelle, se trouvent, directe ou indirectement, liées à la productivité et à l'épanouissement personnel, ces aspects ne sont pas sans rapport avec les politiques éducatives actuelles. Ainsi, ce travail se compose de six parties, dont la première est la concrétisation de l’introduction générale de notre travail. Dans la deuxième partie, nous abordons l'évolution de la gestion des écoles à partir de l'année scolaire 1975/1976 et nous analysons plusieurs Decrets-Loi (DL): DL n.º 221/74, du 27 mai, DL n.º 769-A/76 du 23 octobre, DL n.º 172/91, du 10 mai, DL n.º 115-A/98 du 4 mai et DL. n.° 75/2008, du 22 Avril, afin de clarifier les changements du contexte normatif qui influe sur les actions des directions de l'enseignement public et, bien qu'avec une plus grande autonomie, sur les actions des directions des écoles privées, en donnant relief aux principes fondamentaux énoncés par la Loi de Base du Système Éducatif en ce qui concerne l’administration, la gestion et l’autonomie de l'école. Dans la troisième partie, nous encadrons les organisations dans une perspective historique à la lumière des paradigmes positiviste, biologique-systémique et constructiviste. (Canavarro, 2005). Dans la quatrième partie, nous présentons quelques références conceptuelles et pratiques sur les concepts de la satisfaction professionnelle et socio-organisationnelle, en mettant l'accent sur leur définition et leur distinction, ainsi que les respectives sources les plus fréquemment rapportés dans la littérature (Freixo & Lima-Santos, 2006, 2008, 2009; Lima-Santos & Freixo, 2006). Dans la cinquième partie, nous présentons notre étude empirique, qualitative, dont l’information a été recueilli à travers le “Questionnaire sur la Satisfaction Professionnelle et Socio- g ll ” (Lima-Santos & Vieira, 2011), construit pour cet effet et administré à 28 membres de directions de 17 écoles élémentaires et secondaires et à 11 directions d’écoles privées du même niveau d'enseignement, tous du nord du pays, afin de comparer les résultats. Le questionnaire se compose de questions démographiques et de deux groupes de questions à réponse ouverte, dont un groupe se compose d'éléments liés à la satisfaction professionnelle et l'autre par des éléments liés au développement socio-organisationnel, nous avons procédé à l'analyse des réponses en utilisant la technique d'analyse de contenu. Dans l'ensemble, les résultats nous ont permis de conclure que les membres des directions interrogées sont en majorité satisfaits, soit dans l’école publique soit dans l’école privée, et qu’ils répèteraient leurs fonctions. Dans la sixième et dernière partie, nous concluons notre travail, en réfléchissant sur nos résultats et sur leurs respectives implications en matière de leadership et pour l'avenir de l’école en tant qu’organisation.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10284/3464
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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