Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3449
Título: O ritual da comunicação e o ritual do consumo
Outros títulos: novas tribos, novos rituais
Autor: Silva, Susana
Galhardo, Andreia
Torres, Rui
Palavras-chave: Publicidade
Consumo
Data: 2011
Editora: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Citação: Comunicação e sociedade. Braga. ISSN 1645-2089. 19 (2011) 301-315.
Relatório da Série N.º: Comunicação e sociedade;19 (2011)
Resumo: Este artigo aborda a condição dos objectos enquanto signos produzidos pelo discurso publicitário, promovendo uma reflexão sobre as relações que se estabelecem entre comunicação, consumo e publicidade. Nas sociedades contemporâneas, os objectos excedem as suas características funcionais para se revestirem de tecido simbólico, transportando significados e valores que se projectam nas relações sociais e na ideologia que orienta a actuação do indivíduo no mundo. Alargada e adaptada aos mais diferentes suportes desta cultura mediática, a publicidade equipara-se a uma forma de religião perante as novas tribos do consumo, elevando meros produtos a objectos mágicos e transformando rituais de aquisição em rituais de comunicação. Neste jogo simbólico, os objectos surgem plenos de valor identitário, representando socialmente o indivíduo e colocando-o perante as múltiplas imagens do consumo e de si mesmo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10284/3449
ISSN: 1645-2089
Versão do Editor: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/article/view/913
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Artigos em Revistas Científicas Nacionais com Arbitragem Científica

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