Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3401
Título: De l’immobilité à la remise en mouvement
Outros títulos: la part active du sujet Sensible
description et analyse d’un moment de changement
Autor: Guillaume, Fabienne de Letter
Orientador: Berger, Ève
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: Cette recherche vise à mettre en lumière des phénomènes et processus à l’oeuvre au moment crucial où un sujet, engagé dans une démarche de changement et momentanément figé dans une situation globale d’immobilité psychocorporelle, se remet en mouvement. Plus précisément, ce travail se propose de cerner et caractériser la part active du sujet dans un tel moment, lorsque ce sujet mène son processus de transformation sur le mode du Sensible. Une description rigoureuse et détaillée d’un moment spécifique, exemplaire de cette problématique, a permis de révéler un processus organisé, nourri d’attitudes et d’actes psychiques spécifiques – tels que la posture de responsabilité du sujet, l’évolution de la volonté au fil de l’expérience, la confiance et la présence – qui servent la mise en oeuvre du changement. Ces résultats contribuent à enrichir la compréhension du processus de transformation sur le mode du Sensible et, ainsi, à améliorer l’accompagnement des personnes investies dans un tel processus en somato-psychopédagogie. Esta investigação tem como objectivo clarificar os fenómenos e processos de trabalho ocorridos no momento crucial no qual um sujeito envolvido num processo de mudança momentaneamente fixo numa situação global de imobilidade psico-corporal se remete em movimento. Mais especificamente, este trabalho propõe-se a identificar e caracterizar a parte activa do sujeito nesse momento, quando esse sujeito conduz o seu processo de transformação sob o modo do Sensível. A descrição rigorosa e detalhada de um momento específico, exemplo desta problemática, permitiu revelar um processo organizado, pleno de atitudes e actos psíquicos específicos - tais como a postura de resposabilidade do sujeito, a evolução da vontade no decorrer da experiência, a confiança e a presença - que servem a implementação da mudança. Estes resultados contribuem ao enriquecimento da compreensão do processo de transformação sob o modo de Sensible e, melhoram desta forma o acompanhamento das pessoas envolvidas em tal processo, em somato-psicopedagogia.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva
URI: http://hdl.handle.net/10284/3401
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_22672.pdf1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.