Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3398
Título: Altérité et réciprocité
Outros títulos: etude des processus interactifs à l’oeuvre au coeur de la relation d’aide manuelle en somato-psychopédagogie
Autor: Dubois, Brigitte
Orientador: Berger, Ève
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: La recherche présentée dans ce mémoire analyse les processus de réciprocité à l’oeuvre dans une relation d’aide manuelle en somato-psychopédagogie, qui concourent à un enrichissement du sentiment de soi. Si les effets de la relation de perception avec le mouvement interne sont connus, tout comme les dynamiques de mise en relation avec soi au sein de l’expérience du Sensible, qu’est-ce qui, dans la relation avec l’accompagnateur, enrichit le sentiment de soi de la personne accompagnée ? Selon quels processus et quelles dynamiques ? Quelle est la nature de ce qui est en jeu dans la réciprocité actuante ? Une analyse de type qualitatif, en mode écriture, des entretiens menés avec ces trois personnes met à jour, outre des principes génératifs et constitutifs de la réciprocité, le processus de rencontres existant à l’intérieur de la relation d'aide manuelle, et qui contribue non seulement à l’enrichissement du sentiment de soi mais également à l’émergence d’un sujet Sensible. A presente investigação analisa o processo de reciprocidade no centro da relação de ajuda manual do somato-psicopedagogo, que contribuem ao enriquecimento do sentimento de si mesmo. Se os efeitos da relação com a percepção de movimento interno são conhecidos, bem como as dinâmicas de relação de si na experiência do Sensível, a questão coloca-se ao nível do que poderá, na relação com o acompanhador, enriquecer o sentido de si da pessoa acompanhada? Segundo que processos e dinâmicas? Qual é a natureza do que está em jogo na reciprocidade actuante? Foi conduzida uma análise qualitativa, através de um processo de escrita, de entrevistas com os três participantes no âmbito de actualizar, não somente os princípios gerativos e constitutivos da reciprocidade, mas também o processo de encontros existentes na relação de ajuda manual, que contribuem ao reforço de um sentimento de si, e à emergência de um sujeto Sensível.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicopedagogia Perceptiva
URI: http://hdl.handle.net/10284/3398
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_21042.pdf1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.