Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3350
Título: Caracterização da Fundação Casa Índigo
Outros títulos: novas investigações pedagógicas
Autor: Guerra, Teresa Maria Azêdo Pimentel
Orientador: Jardim, Maria Antónia
Palavras-chave: Crianças índigo
Autonomia
Aprendizagem
Arte
Hermenêutica
Narrativa
Enfants Indigo
Autonomie
Aprentissage
Art
Herméneutique
Récit
Indigo Children
Autonomy
Learning
Art
Hermeneutics
Narrative
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: Reconhecendo a importância de Novas Investigações Pedagógicas em Educação, este estudo tem por objectivo validar e sistematizar as experiências realizadas na Fundação Casa Índigo, tendo em conta os actuais contextos de ensino-aprendizagem em crianças, consideradas especiais: índigo, sobredotadas, entre outras que revelam dificuldades de adaptação à escola, ao meio, família, pares, muito embora apresentem características normais e até excepcionais. Procuraremos que essas novas abordagens pedagógicas apresentem fundamentação e orientação humanista, construtivista, hermenêutico-ético, promovendo no aluno curiosidade, interesse, motivação, criatividade, cooperação, despertando a sua autonomia mediante um caminhar interpretativo e consciente do auto-conhecimento, dos valores humanos, ético-espirituais. Segundo a metodologia preconizada por Vygotsky (1987) a instrução só é boa quando o aluno consegue prosseguir e progredir no seu desenvolvimento, quando desperta e põe em marcha funções que estão em processo de maturação ou Zona de Desenvolvimento Próximo (ZDP). A ZDP fornece aos psicólogos e pedagogos uma ferramenta através da qual pode ser compreendido o desenvolvimento interno da criança, permitindo delinear o futuro imediato desta e seu estado dinâmico de desenvolvimento. Na mente de cada aprendiz, exploram-se "janelas de aprendizagem", através das quais o professor pode actuar como guia do processo da cognição, até o aluno ser capaz de assumir o controlo metacognitivo e autónomo da sua aprendizagem. Qualquer investigação começa com a definição, identificação ou delimitação do problema. Neste caso pretendemos observar em que medida novas pedagogias centradas no aluno e baseadas numa hermenêutica narrativa ricoeuriana podem contribuir para o desenvolvimento, crescimento emocional, consciencial, ético, criativo e cognitivo dos alunos favorecendo a sua autonomia, responsabilidade e vontade de aprender tendo por orientação: • Desenvolvimento de estratégias pedagógicas relacionais e construtivistas, Vygotsky • Teoria sobre a hermenêutica da narrativa segundo Paul Ricoeur Utilizaremos uma metodologia mista, baseada na recolha de informação, seu posterior tratamento, análise de questionários e qualitativa, baseada em estudo de casos, na qual será utilizado o método da hermenêutica narrativa. Este método, depois de validado, permitirá perceber como a utilização de Novas Investigações Pedagógicas facilitará a aprendizagem em crianças especiais e a sua plena integração social e familiar. Reconnaissant l'importance de nouvelles approches en matière d'éducation, cette étude a pour but valider et systématiser les expériences faites à la Fondation Casa Indigo, en tenant compte des contextes actuels de l'enseignement et l'apprentissage chez les enfants, considérés comme spéciaux: :indigo, enfants surdoués, parmi d'autres qui révèlent difficulté de s'adapter à l'école, au milieu, famille, collègues, bien qu’ils présentent des caractéristiques normales et, parfois même exceptionnelles. Ces nouvelles approches cherchent une orientation constructiviste, humaniste, herméneutique-éthique, dans la promotion de la curiosité des élèves, intérêt, motivation, créativité, coopération, éveillant son autonomie vers le conscient et la connaissance de soi, des valeurs humaines, éthiques et spirituelles. Selon la méthode recommandée par Vygotsky (1978), l’instruction est seulement positive quand l'élève parvient à continuer et à progresser dans son développement, c'est-à-dire , lorsqu’il se réveille et se met dans des fonctions de requête qui sont dans le processus de maturation ou dans la zone prochaine de développement (ZDP). La ZDP donne aux psychologues et éducateurs un outil qui nous fait déchiffrer le développement interne de l'enfant, et qui permet d'esquisser l'avenir immédiat de cet état et de son développement dynamique. Dans l'esprit de chaque apprenant, on peut exploiter des «fenêtres de l'apprentissage», où l'enseignant peut agir comme un guide dans le processus de cognition, jusqu’au moment où l’étudiant soit capable de prendre le contrôle métacognitif et de son apprentissage. Toute recherche commence par la définition, l'identification et la délimitation du problème. Dans ce cas, nous voulons observer la mesure dans laquelle les pédagogies nouvelles qui se concentrent sur l'étudiant, et basées sur un récit herméneutique ricoeurian, peuvent contribuer pour le développement, la croissance émotionnelle, spirituelle, éthique, créative et cognitive, en favorisant son autonomie, responsabilité et désir d'apprendre. On suivra les orientations du/de la: • Développement de stratégies pédagogiques et relationnels constructivistes, Vygotsky; • Théorie sur l'herméneutique du récit selon Paul Ricoeur. Nous allons utiliser une méthodologie mixte basée sur la collecte de l'information et sa suite de traitement/questionnaires et analyse qualitative basée sur des études de cas où sera suivie la méthode du récit herméneutique. Cette méthode ira permettre, après validation, la compréhension des avantages de l'utilisation de nouvelles approches pédagogiques pour faciliter l'apprentissage des enfants et leur intégration sociale et familiale. Recognizing the importance of New Pedagogical Approaches in Education, this study aims to validate and systematize experiences in Casa Indigo Foundation, taking into account the current contexts of teaching and learning in children, considered special: indigo, gifted, among other, and revealing the difficulties of adapting school, or to the environment, family, peers, although showing normal characteristics and, sometimes even exceptional. That these new approaches seek to present a pedagogical reasoning and humanistic orientation, constructivist and hermeneutic-ethical, to promote the student's curiosity, interest, motivation, creativity, cooperation, raising their autonomy through an interpretive walk and conscious self-knowledge, human values and ethical-spiritual. According to the methodology proposed by Vygotsky (1978) the instruction is good only when the student can continue and progress in their development, when he awakens and sets in motion functions that are in the process of maturation or in the Next Development Zone (NDZ). The (NDZ) provides psychologists and educators a tool through which can be understood the internal development of the child, allowing to outline the immediate future of this dynamic state and development. In the mind of each learner can be explored "learning windows" through which the teacher can act as a guide the process of cognition, until the student be able to take control metacognitive and independent of their own learning. Any investigation begins with the definition, identification or delimitation of the problem. In this case we intend to observe the extent to which learner-centered pedagogies and based on a hermeneutic narrative in Ricoeur may contribute to the development, emotional growth, conscientious, ethical, creative and cognitive development of students by encouraging their autonomy, responsibility and willingness to learn by taking guidance : • Development of teaching strategies and relational constructivist, Vygotsky • Theory of the hermeneutics based on Paul Ricoeur narrative. We will use a mixed methodology, based in gathering information, its further processing, qualitative questionnaires analysis and, based on case studies, in which will be used the hermeneutics narrative method. This method, after been validated, will show that the application of New Pedagogical Research will facilitate learning in special children and attain their full social and family integration.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialização em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/3350
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

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