Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3342
Título: A responsabilidade social no sector petrolífero
Outros títulos: o caso da BP e da Chevron
Autor: Figueiredo, Andrea Cátia Ferreira de
Orientador: Costa, Jorge
Palavras-chave: Responsabilidade social
Sector petrolífero
Países em desenvolvimento
Social responsibility
Oil sector
Developing countries
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: Cresce cada vez mais a consciência de que é necessário posicionar-se proactivamente na sociedade, se o que se deseja é um desenvolvimento social sustentado. Esta consciencialização do consumidor por produtos e práticas que geram melhoria para a sociedade, leva muitas empresas a adotar estratégias de responsabilidade social (RS). E esta consciencialização não se restringe ao espaço em que as empresas estão sedeadas. Embora a RS seja ainda um tema pouco desenvolvido nos países em desenvolvimento, os consumidores a nível mundial têm-se mostrado atentos ao comportamento das empresas nestes países. A título de exemplo cita-se a Shell que após acontecimentos negativos que envolveram a empresa num país em desenvolvimento (Nigéria) sofreu múltiplos boicotes que se materializaram na queda das vendas. Neste sentido, procura-se nesta dissertação fazer um pequeno enquadramento sobre a responsabilidade social corporativa (RSC); para isso abordaram-se alguns trabalhos recentes no intuito de apresentar uma base teórica consistente. A metodologia adotada é a qualitativa, através de um design de pesquisa descritiva, mas especificamente o estudo de casos. Para o estudo foram analisadas as estratégias de atuação de duas petrolíferas, BP e a Chevron, no sentido de verificar como as petrolíferas multinacionais inseridas nos países em desenvolvimento têm promovido nestes países o seu compromisso com a RSC. Embora sem comprovação estatística, os resultados apurados neste trabalho revelam que as petrolíferas multinacionais envolvidas em países em desenvolvimento têm promovido nestes países o conceito de RSC através de programas de RSC sustentáveis, não se limitando apenas ao que é exigido por lei, e não se deixando influenciar pela cultura e práticas de negócio locais (ainda pouco evoluídas neste sentido), indo assim ao encontro do senso comum presente em países desenvolvidos. There’s a growing awareness that it is necessary to position proactively in society, if what you want is a sustained social development. This consumer awareness of products and practices that generate improvement to society leads many companies to adopt strategies for social responsibility (SR). And this awareness is not limited in space where companies are headquartered. Although the RS is still a quite underdeveloped theme in developing countries, consumers worldwide have shown alert to the behavior of companies in these countries. For example, as quote, the company Shell, that after negative events involving the company in a developing country (Nigeria) suffered multiple boycotts that materialized in sales drop. In this sense, this thesis seeks to make a small framework on corporate social responsibility; for that, it was approached some recent work in order to present a consistent theoretical basis. The adopted methodology is qualitative, through a descriptive research design, but specifically the case study. For this study, it was analyzed the action strategies of two oil companies, BP and Chevron, to check how the multinational oil companies inserted in developing countries have promoted in these countries their commitment to CSR. Although with no statistical proof, the results obtained in this study reveal that the multinational oil companies involved in developing countries have promoted in these countries the concept of RSC through sustainable CSR programs, not limited only to the extent required by law, and not being influenced by culture and local business practices (still poorly evolved in this sense), thus meeting the common sense in developed countries.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10284/3342
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_24004.pdf732,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.