Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3332
Título: Avaliação do processo e das competências no sistema de RVCC de nível secundário
Autor: Guedes, Mafalda Ferreira
Orientador: Santos, Nelson Lima
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: A iniciativa Novas Oportunidades, tal como ficou expresso na legislação, surge com o objetivo de promover a qualificação mínima ao nível básico e secundário. Permite a adultos com baixos níveis de qualificação a progressão escolar e profissional, nomeadamente pelo processo de RVCC de nível secundário (Portaria n.º 86/2007 de 12 de janeiro). É inegável que esta iniciativa foi certamente um dos mais importantes programas de qualificação da população portuguesa implementado nas últimas décadas, tendo registado uma forte adesão (CNE, 2011). Assim, importa compreender quais as perceções dos adultos que frequentam os CNO e os processos de RVCC de nível secundário, em entidades pública e privada. Para este efeito, foi construído um questionário original, adequado à população e à realidade a avaliar – Questionário de Avaliação do Processo de RVCC (QAPRVCC), da autoria de Lima Santos, Diniz, e Guedes (2010). Após um pré-teste com reflexão falada, o QAPVRCC ficou constituído por 6 subescalas, compostas por 42 itens respondidos numa escala de Likert de 6 pontos (autoavaliação do formando, avaliação dos contributos para a realização do PRA, avaliação do impacto do processo RVCC, avaliação global do Processo RVCC, grau de reconhecimento das competências e grau de importância das competências ao longo da vida). Tem, ainda, quatro questões abertas, duas relativas ao que correu melhor no processo e ao que pode vir a ser melhorado, bem como mais duas relativas a outras competências que foram reconhecidas, validadas e certificadas e a outras competências que seria importante validar, reconhecer e certificar. A amostra é constituída por um total de 63 formandos, sendo 68,3% da entidade pública e 31,7% da entidade privada, e 25,4% do sexo feminino e 74,6% do sexo masculino. Os resultados mostraram que, a nível qualitativo, se evidenciaram níveis elevados de satisfação. Já como proposta de melhoria, os formandos apontaram a falta de tempo/sessões/aulas práticas e esclarecimentos (CNO privado) e a necessidade de mais apoio/orientação inicial e objetividade por parte da equipa (CNO público). Por sua vez, os estudos diferenciais mostraram que o sexo feminino, por comparação com o sexo masculino, refere como competências significativamente mais importantes a comunicação oral e escrita e a dimensão interpessoal, enquanto em função do tipo de entidade, os participantes da privada valorizaram mais a autonomia e as TIC do que os da pública. The initiative “Novas Oportunidades” (New Opportunities), as expressed in the legislation, aims to promote the minimal qualification to primary and secondary educational levels. This allows adults with low levels of qualification, to improve their educational and professional development, namely by the RVCC process at the secondary level (Portaria n.º 86/2007 de 12 de Janeiro). It is undeniable that this initiative was certainly one of the most important qualification programs of the Portuguese population during the last decades, having registered a strong accession (CNE, 2011). Therefore, it is important to understand which are the perceptions of the adults that attend to CNO and to the processes of RVCC at the secondary level, both in public and private entities. For this purpose, an original survey was designed, adequate to the population and to the reality under evaluation – Questionário de Avaliação do Processo de RVCC (QAPRVCC), designed by Lima Santos, Diniz, and Guedes (2010). After a pre-test with aloud reflection, the QAPVRCC was constituted by 6 subscales composed by 42 items answered in a 6-points Likert rating scale (trainee’s self-evaluation, evaluation to it’s contributes for the realization of the PRA, RVCC process’s impact evaluation, RVCC process’s global evaluation; degree of acknowledgment of it’s skills and the degree of importance of its skills through life). It also has four opened questions, two related to what went best during the process and to what can be improved, as well as two related to other skills that were acknowledged, validated and certified and to other skills that would be important to acknowledge, validate and certify. The sample is constituted by 63 trainees, being 68.3% from public entities and 31.7% from private entities, and 25.4% females and 74.6% males. The results showed that, at the qualitative level, high levels of satisfaction were evident. As improvement, the trainees link to the lack of time/sessions/practical classes and clarifications (on private CNO) and the need of more support/initial orientation and the team’s objectivity (on public CNO). On the other hand, the differential studies evidenced that females, compared to males, refer to the significantly most important competences as oral communication and writing, and interpersonal dimension. Whereas according to the type of entity, private’s participants valued more the autonomy and IT’s, comparing to public’s participants.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10284/3332
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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