Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3327
Título: O uso de tecnologias assistivas no ensino de pessoas com deficiência visual no curso técnico de Informática na Escola Professor Raimundo Franco Teixeira/ SENAI/ São Luís do Maranhão
Autor: Ribeiro, Raimundo Nonato Costa
Orientador: Sampaio, Manuela
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Educação Especial
Formação Profissional
Tecnologias Assistivas
Deficiência Visual
Gestão Escolar
Teaching, Learning
Special Education
Vocational Training
Assistive Technologies
Visual Impairment
School Management
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: O panorama excludente em que se configuraram os sistemas de ensino por terem sofrido influência das constantes mobilizações motivadas pela mundialização do capital, provocou mudança na forma de pensar e agir de diferentes sociedades. Em meio a essas transformações causadas por influências econômicas, surgem as tecnologias assistivas como possibilidade facilitadora de inclusão de pessoas com deficiência, o que constituiu temática necessária na atualidade por ser considerada uma aliada em favor do combate a exclusão de educandos com deficiência nos espaços educacionais. Em função da relevância da temática em questão, se considerou profícuo realizar estudos sobre o uso dessas tecnologias como metodologia no ensino de alunos cegos e pessoas com baixa visão em uma escola da rede SENAI em São Luís-MA. Nesse sentido, na busca de compreender como são percebidos os alunos com deficiência visual, pelos gestores, professores e técnicos o uso das tecnologias assistivas como metodologia no curso técnico de informática, se constituiu a pesquisa em foco. A supracitada pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida na Escola Prof. Raimundo Franco Teixeira por meio de entrevistas com perguntas semiestruturadas realizadas com alunos inclusos em sala comum, docentes da área de Educação Especial/ Tecnologias Assistivas e profissionais da área técnica/ pedagógica. A análise dos dados foi alicerçada pelos estudos de Bersch (2005); Costa (2011); Filho (2009); Gomes (2009); Quixaba (2011); Silva (2010) e outros. Constatou-se que uso das Tecnologias Assistivas é necessário para a inclusão escolar de alunos com deficiência. Detectou-se que existem contradições entre o que é planejado com o que é executado; os docentes queixam-se de falta de formação específica para lidar com alunos cegos e com baixa visão. Contudo, a partir dos dados obtidos, analisados e discutidos, percebeu-se que há possibilidades concretas de que as tecnologias assistivas podem acelerar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência. Se a gestão dos recursos forem consideradas pelas lideranças da escola, os alunos poderão contar com este importante mecanismo de inclusão que são as tecnologias assistivas. The picture that is configured exclusionary education systems have been influenced by the constant mobilization of capital-driven globalization, caused changes in thinking and acting in different societies. Amid these changes caused by economic influences, there are assistive technologies as a possible facilitator of inclusion of people with disabilities, which was necessary in the present issue to be considered an ally in the fight for the exclusion of students with disabilities in education. Depending on the relevance of the theme, it was considered useful to conduct studies on the use of these technologies as a methodology in teaching blind students and people with low vision in a school in SENAI in São Luís, MA. Accordingly, in seeking to understand how they are perceived visually impaired students, by administrators, teachers and technicians the use of assistive technology as a methodology course in computer technician, it was the research focus. The above research is qualitative in nature and was developed at the School Professor. Raimundo Teixeira Franco through interviews with students conducted semi-structured questions included in the common room, teachers of Special Education / Assistive Technology professionals and technical / pedagogical. Data analysis was underpinned by studies Bersch (2005), Costa (2011), Son (2009), Gomes (2009); Quixaba (2011) and Silva (2010) and others. It was found that use of assistive technologies is necessary for school inclusion of students with disabilities. It turned out that there are contradictions between what is planned which is executed; teachers complain of lack of specific training to deal with students with low vision and blind. However, from the data obtained, analyzed and discussed, it was realized that there are real opportunities for assistive technologies that can accelerate the process of teaching and learning of students with disabilities. If resource management are considered by the leadership of the school, students can count on this important mechanism of inclusion that are assistive technology.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10284/3327
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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