Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3325
Título: Relatório de estágio
Autor: Martinho, Paula Cristina Pais
Orientador: Sampaio, Manuela
Palavras-chave: Estágio
Autoavaliação
Administração
Gestão Escolar
Stage
Self Assessment
Administration
Management School
Stade
L'autoévaluation
De l'Administration
Ecole de Management
Etapa
Autoevaluación
Administración
Escuela de Administración
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente relatório centra-se no estágio desenvolvido na Escola Secundária de Emídio Navarro-Viseu e evidencia as atividades desenvolvidas no âmbito da autoavaliação da escola, tendo por base a estratégia de observação participante, de modo a dar cumprimento aos deveres de estagiária, coordenadora da Equipa de autoavaliação e assessora da Direção, ao longo do ano letivo 2010/2011. No quadro de crecente autonomia e consequente responsabilização das escolas pelos resultados obtidos, a autoavaliação assume-se como uma ferramenta fundamental no processo de melhoria contínua no campo da educação. A recolha de informação, a partir da integração na atividade que pretendemos observar, constituiu uma estratégia que permite vivenciar experiências de implementação do processo de autoavaliação e, deste modo, dar voz à observação participante com mais profundidade. Esta metodologia, muito em voga nas práticas educativas, oferece a possibilidade de recolher a informação sobre a nossa ação e intervenção, de forma direta e ativa do fenómeno em estudo, nos ambientes de interação, diálogo e na análise documental. Assim, contamos com a participação direta na atividade, o contributo dos atores diretamente envolvidos na equipa de auto-avaliação, dos documentos estruturantes da escola e dos relatórios produzidos no âmbito da atividade de Avaliação Externa da escola, da responsabilidade da Inspeção Geral de Educação (IGE) – Ministério da Educação. O estágio desenvolveu-se em duas áreas/módulos distintas mas complementares entre si, em articulação com as metas traçadas no Plano Estratégico do Projeto Educativo destacando, com maior incidência, a coordenação da autoavaliação da escola, seguida das assessorias. Os trabalhos foram desenvolvidos tendo sempre em conta os objetivos inicialmente delineados e que nos propusemos atingir. Durante o estágio, pudemos desenvolver várias atividades que proporcionaram a aquisição e o desenvolvimento de diferentes competências técnicas, científicas, afetivas, pedagógicas e comunicacionais, nas áreas de gestão e administração escolar. A informação produzida foi relevante, e os resultados apontam para cinco ideias-chave: sistema educativo, organização e gestão das escolas, autoavaliação, avaliação externa e melhoria do ensino. A produção deste relatório repercute-se numa análise do trabalho desenvolvido, permitindo (re)definir mecanismos de intervenção e condução do processo de autoavaliação, de modo a coresponsabilizar e envolver os diferentes atores nos destinos da escola, de forma abrangente, ampla e global, numa perspetiva de avaliação holística e integradora, num ciclo que não se fecha. This report is based on the training developed in the school Escola Secundária Emídio Navarro in Viseu. It also points out the activities developed in the area of school self-evaluation, on the basis of a participating observation, once the work was carried out during the school year of 2010/2011, so as to accomplish the tasks and duties as a trainee, as the coordinator school self-evaluating team and school direction assistant. Currently schools tend to be more autonomous and consequently more responsible for their results, school self-evaluation appears as an essential tool in the process of education permanent improvement. Collecting data through the participation in the activity to be observed, is a strategy that makes one live the experiences of the implementation of the self-evaluating process. It also shows how important it is the participating observation in this context. This method, very famous in the educational area, allows the collection of data about our action, through a direct and lively way. In fact, the action and observation take place in the interaction environments, allows dialogue and the analisis of documents. In this context, we counted on the direct participation of all agents of the school self-evaluating team in the activities. It was also very important for the process the school structural documents, as well as the reports made by the (IGE- Inspeção Geral da Educação) education general inspection of the Portuguese ministery of education. The training was developed in two different, but complementary areas in connection with the goals of the (Plano Estratégico do Projecto educativo) strategic plan of the educative project. As a major point appears the coordination of school evaluation, followed by advising on the direction. The work was developed on the basis of the objectives established at the beginning. During the training we were allowed to develop activities that permitted the acquisition and the development of technical, scientific, affective, communicative and pedagogical competences in the school management and administration area. The information gathered was relevant and the results point out five key-points: educational system, school organization and management, school self-evaluation, external evaluation and teaching improvement. This report is the result of the analisis of all the work done and developed, that allowed to (re)define the intervention and the implementation of the school self-evaluation process, so that the school agents could be engaged and co-responsible for the school itself, through a global, integrating and opened evaluation. Ce rapport se concentre sur la scène développée dans l’École Secondaire Emidio Navarro - Viseu et met en lumière les activités menées au sein de l'école d'auto-évaluation, basée sur la stratégie de l'observation participante dans le but de se conformer aux devoirs de stagiaire, coordinateur de équipe d'auto-évaluation et de conseille de la Direction au cours de l'année académique 2010/2011. Dans le cadre de l'autonomie croissante des écoles et de réédition de comptes en dérive pour les résultats obtenus, l'auto-évaluation est supposée comme un outil fondamental dans le processus d'amélioration continue en matière d'éducation. La collecte de renseignements de l'activité intégrée que nous voulons observer, était une stratégie qui permet des expériences en direct de la mise en oeuvre du processus d'autoévaluation et donc donner une voix à l'observation participante de manière plus approfondie. Cette méthodologie, très en vogue dans les pratiques éducatives, offre la possibilité de recueillir des informations sur notre action et d'intervention, dans un phénomène directe et active à l'étude dans les environnements d'interaction, le dialogue et l'analyse documentaire. Ainsi, nous avons une participation directe dans l'activité, la contribution de ceux qui sont directement impliqués dans l'auto-évaluation, la structuration des documents scolaires et les rapports produits au sein de l'activité de l'évaluation externe de l'école, de la responsabilité de l'Inspection Générale de l'Éducation (IGE) - Ministère de l'Éducation. L'étape a été développé dans deux domaines ou modules distincts mais complémentaires les unes aux autres, en conjonction avec les objectifs énoncés dans le Plan Stratégique en soulignant le projet éducatif, avec une incidence plus élevée, la coordination de l'école d'auto-évaluation, suivi par les donner conseils sur la direction. Le projet a été élaboré en tenant compte des objectifs initialement fixés et réaliser ce que nous avons entrepris. Pendant la formation, nous développons plusieurs activités qui ont favorisé l'acquisition et le développement de différentes techniques, scientifiques, affectif, éducatif et de la communication dans les domaines de la gestion scolaire et l'administration. L'information produite est pertinente, et le point des résultats de cinq idées clés: l'éducation, l'organisation et la gestion des écoles, l'auto-évaluation, évaluation externe et à l'amélioration de l'éducation. La production de ce rapport se traduit par une analyse du travail, ce qui permet de (re) définir les mécanismes d'action et de conduite de l'auto-évaluation du processus en vue de co blâme et d'impliquer les différents acteurs dans les destinées de l'école, d'une manière globale, large, mondiale, dans une prospective d´évaluation holistique et intégrative, un cycle qui ne se ferme pas. Este trabajo está basado en las prácticas desarrolladas en el instituto Escola Secundária Emídio Navarro, en Viseu y evidencia las actividades desarrolladas en el ámbito de la autoevaluación del centro escolar, teniendo como base la estrategia de observación participante, para así, poder cumplir los deberes y tareas de profesional en prácticas, coordinadora del equipo de autoevaluación y de asesora de dirección, en el curso lectivo de 2010/2011. En un contexto en el que los centros escolares ganan autonomía y son más responsables por sus propios resultados, la autoevaluación es, de hecho, una herramienta esencial respeto a la educación y a su proceso de permanente desarrollo y mejora. Recoger la información, participando en una actividad que queremos observar, es una estrategia que permite vivir las experiencias de la implementación del proceso de autoevaluación en las escuelas y que muestra la importancia de este tipo de observación. Esta metodología, muy común en el campo de la educación, permite la recoja de información a través de la acción, de una manera directa. De hecho, la acción y la observación ocurren en los ambientes de interacción, permiten el diálogo y el análisis de documentos. Así que, tuvimos la participación directa en las actividades, la contribución de los actores que participan directamente en el equipo de autoevaluación, de los documentos de la estructura del centro escolar, así como de la documentación de la evaluación externa de la escuela, hechos por la Inspeção Geral da Educação (IGE), del Ministerio de la educación del Gobierno de Portugal. Las prácticas se desarrollaron en dos áreas distintas, pero complementares en conección con los objetivos del (Plano Estratégico do Projeto Educativo) plan estratégico del proyecto educativo. En este contexto se destacan la autoevaluación del centro escolar, seguido por el asesoramiento en la dirección. Los trabajos se desarrollaron teniendo en cuenta los objetivos trazados al inicio. Así que, durante las prácticas pudimos desarrollar actividades que permitieron la adquisición de competencias técnicas, científicas, afectivas, pedagógicas y comunicativas en el campo de la administración e gestión escolar. La información recogida fue muy importante y los resultados muestran cinco puntos clave: el sistema educativo, la organización y gestión escolar, la autoevaluación, la evaluación externa y la mejora de la enseñanza. Este documento resulta del análisis de todo el trabajo desarrollado, que permitió (re)definir la intervención y la implementación del proceso de autoevaluación, de manera que los agentes de la escuela fueran involucrados y corresponsables por el propio centro escolar, en una perspectiva de evaluación integradora y abierta.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do Grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10284/3325
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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