Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3312
Título: Avaliação das funções executivas em crianças
Outros títulos: estudos psicométrico, desenvolvimental e neuropsicológico
Autor: Mesquita, Maria Isabel Queirós Magno de
Orientador: Gomes, Inês
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: As Funções Executivas consistem em processos cognitivos e emocionais responsáveis pelo ajuste dinâmico e heurístico entre pensamento, comportamento e ambiente. Do ponto de vista ontogenético, o seu desenvolvimento observa-se desde as etapas iniciais da infância, e depende de factores neuropsicológicos, como a maturação cerebral, a aprendizagem e a interacção social. A deterioração das Funções Executivas, sobretudo em fases precoces do desenvolvimento, conecta-se a dificuldades na adaptação, e associa-se a diversas perturbações neurodesenvolvimentais, como é o caso da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção. Deste modo, é imprescindível dispor de instrumentos de avaliação das Funções Executivas em crianças, que não sejam meras normalizações de instrumentos para adultos, mas que sejam adaptados ao nível de desenvolvimento, interesses e cultura de origem da criança. O presente trabalho integra três estudos, sendo o Estudo I direccionado para a construção do instrumento Tartaruga da Ilha, fundado na actual perspectiva de que as Funções Executivas encerram as vertentes cognitiva e emocional em diferentes níveis de complexidade. Este instrumento compreende 14 provas organizadas em 3 domínios: Funções Executivas Cognitivas (fluência verbal, atenção, memória e planeamento), Emocionais (teoria da mente, compreensão da ironia e decisão emocional) e Interacção entre Funções Executivas Cognitivas e Emocionais (direccionamento). Os resultados evidenciam qualidades psicométricas satisfatórias em termos de validade e de sensibilidade. No Estudo II, o instrumento Tartaruga da Ilha foi administrado a 133 crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. Os principais resultados demonstram que a fluência verbal, a atenção simples e de 1º e 2º níveis de complexidade, a memória simples e de 1º nível de complexidade, o planeamento, a teoria da mente, a compreensão da ironia, a decisão emocional e o direccionamento se tornam mais eficientes com a idade. Por fim, no Estudo III foi analisado o funcionamento do sistema executivo em 62 crianças, metade das quais com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, e metade sem perturbação diagnosticada. Os resultados indicam que as crianças com a perturbação apresentam desempenho significativamente mais baixo nas Funções Executivas de fluência verbal, atenção simples e complexa (primeiro e segundo níveis de complexidade), memória simples e complexa (primeiro e segundo níveis de complexidade), planeamento, e decisão emocional. Não foram encontradas diferenças de desempenho nas provas de teoria da mente, compreensão da ironia, e flexibilidade, o que outorga a hipótese de uma constelação específica de funcionamento executivo nas crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção. Executive Functions consist of cognitive and emotional processes responsible for dynamic and heuristic adjustment between thoughts, behavior and environment. Ontogenetic perspective upholds that these functions begin to develop in very initial childhood stages and depend upon neuropsychological factors, such us cerebral maturation, learning and social interaction. Executive dysfunction, especially when occurring in very young stages, is linked to adjustment inability and several neurodevelopmental disorders, such us Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Availability of child executive functions assessment instruments is therefore imperative, specially instruments that are not merely adult-norms adaptations, but raised upon children developmental level, interests and background culture. Present paper includes three research studies, beginning on Study I, centered on Tartaruga da Ilha instrument construction. Its theoretical framework relies on contemporary perspectives upholding that executive functions include cognitive and emotional dimensions, organized in several complexity levels. Presented instrument comprises 14 subtests scattered within 3 major domains: Cognitive Executive Functions (verbal fluency, attention, memory and planning), Emotional Executive Functions (theory of mind, irony comprehension and emotional decision), and Cognitive-Emotional Executive Functions Interaction (drive). Results support satisfactory psychometric features concerning validity and sensitivity issues. Study II consisted on Tartaruga da Ilha completion by 133 children from 6 to 10 years old. Main results support that verbal fluency, plain attention, 1st and 2nd complexity levels of attention, basic memory, 1st complexity level of memory, planning, theory of mind, irony comprehension, emotional decision and drive reveal significant age improvement. Finally, on Study III, executive system functioning was analyzed within 62 children, half of them presenting Attention Deficit Hyperactivity Disorder, and the other half showing no noticeable disorder. Results point out that children with the disorder have a lower performance level in Executive Functions dimensions of verbal fluency, plain and complex attention (1st and 2nd complexity levels), basic and complex memory (1st and 2nd complexity levels), planning and emotional decision. There were found no performance differences on theory of mind, irony comprehension and flexibility dimensions, in agreement with the hypothesis of a specific executive functioning constellation in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Les Fonctions Exécutives consistent en procédés cognitifs et émotionnels responsables de l'ajustement dynamique et heuristique concernant pensée, comportement et environnement. Du point de vue ontogénétique, son développement s’observe depuis les étapes précoces de l’enfance et il dépend de facteurs neuropsychologiques, tels que la maturation cérébrale, l’apprentissage et l’interaction sociale. Le dysfonctionnement exécutif, particulièrement dans des phases précoces du développement, est connecté avec des difficultés dans l’adaptation et il s’associe à plusieurs perturbations neurodéveloppementales, tel est le cas du Trouble Déficitaire de l'Attention avec Hyperactivité. Il est donc indispensable de disposer d’instruments d'évaluation de fonctions exécutives chez des enfants, qui ne soient pas de simples normalisations d’instruments pour des adultes, mais qui soient adaptés au niveau du développement, des intérêts et de la culture originaire de l’enfant. Ce travail intègre trois études, l'Étude I étant orientée vers la construction de l'instrument Tartaruga da Ilha, fondé sur la perspective contemporaine de ce que les Fonctions Exécutives contiennent les dimensions cognitive et émotionnelle, dans plusieurs niveaux de complexité. Cet instrument comprend 14 épreuves organisées selon 3 domaines: Fonctions Exécutives Cognitives (facilité verbale, attention, mémoire et planning), Émotionnelles (théorie d'esprit, compréhension de l'ironie et décision émotionnelle), et Interaction entre Fonctions Cognitives et Émotionnelles (directionnement). Les résultats en mettent en évidence des qualités psychométriques satisfaisantes pour ce qui est de validité et de sensibilité. Dans l'étude II, l’instrument Tartaruga da Ilha a été administré à 133 enfants âgés de 6 à 10 ans. Les résultats principaux démontrent que la facilité verbale, l’attention simple et celle du premier et du deuxième niveaux de complexité, la mémoire simple et celle du premier niveau de complexité, le planning, la théorie d'esprit, la compréhension de l'ironie, la décision émotionnelle et le directionnement deviennent plus efficients avec l'âge. À la fin, dans l'Étude III, le fonctionnement du système exécutif a été analysé chez 62 enfants, dont la moitié ayant le Trouble Déficitaire de l'Attention avec Hyperactivité, et moitié sans perturbation diagnostiquée. Les résultats montrent que les enfants ayant le désordre présentent un accomplissement significativement plus bas aux Fonctions Exécutives de facilité verbale, attention simple et complexe (premier et deuxième niveaux de complexité), mémoire simple et complexe (premier et deuxième niveaux de complexité), planning et décision émotionnelle. Nous n’avons pas trouvé de différences d’accomplissement dans les épreuves de théorie d'esprit, compréhension de l'ironie et flexibilité, ce qui nous accorde l'hypothèse d'une constellation spécifique de fonctionnement exécutif chez les enfants ayant Trouble Déficitaire de l'Attention avec Hyperactivité.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialização em Psicologia
URI: http://hdl.handle.net/10284/3312
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

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