Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3305
Título: Clima de Escola
Autor: Nogueira, Isabel Maria Gomes de Melo
Orientador: Sequeira, Maria do Carmo Castelo Branco Vilaça de
Palavras-chave: Clima de Escola
Cultura de Escola
School atmosphere
School culture
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Docência e Gestão da Educação, a apresentar na Universidade Fernando Pessoa. O momento de grandes mudanças na educação e o seu reflexo no clima de escola motivou a escolha do tema desta investigação. O objetivo deste estudo é dar a conhecer o clima de escola de hoje, em termos de diagnóstico organizacional, no sentido de encontrar pistas e ou caminhos tendentes a manter ou alterar processos e práticas de gestão e também pedagógicas, geradores de um retorno a um clima facilitador e motivador para todos os professores. Na investigação utilizámos técnicas documentais e não documentais, como forma de tornar a investigação mais completa e apoiada. A dissertação foi estruturada em duas partes. Numa primeira fase, apresentamos o enquadramento teórico da temática abordada, sendo focados os tipos, dimensões do clima, caraterísticas, relações entre cultura e clima,analisando paralelamente a legislação recente que poderá ajudar a perceber a situação, as políticas de promoção do bem - estar, de comunicação interna e externa da organização – condicionantes internas e externas do clima, e, finalmente, os efeitos do clima de escola. Na segunda parte, é apresentada uma investigação empírica que recaiu sobre um Agrupamento vertical de Escolas do distrito de Viseu abrangendo, o mais possível, todos os professores de todos os ciclos de ensino. As metodologias quantitativas foram privilegiadas como estratégia de análise, na segunda parte, utilizando como técnica de recolha de dados, o inquérito por questionário e posterior análise estatística dos dados. Pretende-se desta forma evidenciar a importância que o clima de escola exerce na vida organizacional, contribuir para o seu conhecimento, de forma a inquietar, conscientizar e permitir atuar sobre o mesmo podendo, também, servir de suporte e ou ser inspirador de investigações vindouras. The present dissertation falls within the ambit of the Master´s Teaching and Educational Management, with the purpose of being introduced in the “University Fernando Pessoa”. The moment we are living nowadays involving great changes in Education with its consequences in the school atmosphere was the reason for the choice of this investigation subject. The objective of this research is to make known today´s school atmosphere in terms of an organizational diagnosis and having in mind to find out how to take the best steps in order to maintain or eventually change methods and management and pedagogic practices. All these steps will bring again a motivating and helpful school atmosphere for all teachers. In this work we have used documentary and non-documentary techniques as the best way to get a more complete and supported research. The dissertation was divided into two parts. In the first part we put into evidence the theoretical framework of the debated subject, being mentioned the types and magnitude of the school atmosphere, its characteristics, the relationship between the culture and school atmosphere, in parallel with an analysis of the recent legislation which will certainly contribute to have knowledge of the concrete situation, of the politics to achieve the welfare and of the internal and external communication from the organization – internal and external restrictions on the school atmosphere and finally the effects of the school atmosphere. In our second part we are going to make known an empirical research put into practice in a “vertical gathering of schools” ( that means, a new organic teaching structure), in the district of Viseu, ranging,as far as possible, all teachers from all the teaching courses ( that means, the Preparatory course and the secondary course). The quantitative methodologies were largely used as a strategy for analysis, in the second part, using as technique for data collection the inquiry through a questionnaire and late statistical analysis of data. This way we intend to put into evidence the importance of the school atmosphere in the organizational life, to give our contribution to its knowledge in order to make restless, be aware and have conditions to act on it, not forgetting it could also be an important help and/or inspire future researches.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10284/3305
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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