Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3279
Título: A Eficácia Colectiva da Escola como Expressão de Cidadania
Autor: Faria, Luísa
Costa, Marisa
Santos, Nelson Lima
Palavras-chave: Eficácia colectiva
Cidadania
Ensino secundário
Sucesso escolar
Collective efficacy
Citizenship
Secondary education
Academic success
Data: 2011
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 12 (2011) 60-66.
Relatório da Série N.º: Antropológicas;12 (2011)
Resumo: Será a eficácia colectiva da escola potenciadora de valores que fundam a cidadania? Partindo da análise dos discursos de 86 agentes educativos (alunos, professores, funcionários e membros de direcção), no quadro de entrevistas sobre a eficácia colectiva das escolas, sua caracterização e expressão, é, também, perspectivado o desafio de que a inculcação dos valores da cidadania pode e deve fundar-se na interdependência e interacção do individual e colectivo, em que todos sejam, simultaneamente, autores e actores, protagonizando a “sua própria cidadania”. Is school’s collective efficacy a potential for enhancing the values related to citizenship? Starting from the analysis of the discourses of 86 educational agents (students, teachers, general and directive staff), collected in interviews about school’s collective efficacy, its characteristics and expression, we propose a challenge: that the inculcation of citizenship values must be based upon the interdependence and interaction between the individual and the collective, where all are simultaneously authors and actors of their “own citizenship”.
URI: http://hdl.handle.net/10284/3279
ISSN: 0873-819X
Aparece nas colecções:Nº 12 (2011)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pages from maquete60-66.pdf190,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.