Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3275
Título: Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania
Outros títulos: relato de duas experiências de extensão comunitária
Autor: Toldy, Teresa
Jólluskin, Glória
Silva, Isabel
Meneses, Rute
Palavras-chave: Educação para a cidadania
Educação para a saúde
Promoção da saúde
Competências
Education for citizenship
Health education
Health promotion
Professional skills
Bologna
Data: 2011
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 12 (2011) 52-59.
Relatório da Série N.º: Antropológicas;12 (2011)
Resumo: O objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um papel de relevo na promoção do bem-estar das comunidades em que se encontram integradas, elas próprias um instrumento de promoção da saúde daquelas. Reflecte-se, ainda, sobre os contributos dos projectos de extensão comunitária para uma formação mais ampla dos futuros profissionais e para a formação de cidadãos mais activamente envolvidos e mais socialmente responsáveis, sublinhando-se a importância de se proporcionar aos alunos experiências de participação e inclusão na comunidade. The purpose of this study is to present two experiences of health and citizenship education developed in community outreach projects conducted in a university context – Project “More Health” and Project “Learning to Grow in Paranhos”. In this article, we reckon the challenge universities face in order to become an instrument for health promotion, within their role as institutions that promote the well-being of the communities in which they are integrated. This paper also considers the contributions of community outreach projects to a broader training of future professionals and to educate university students in order to prepare them as more actively involved and more socially responsible citizens, underlining the importance of providing students with experiences of social participation and community inclusion.
URI: http://hdl.handle.net/10284/3275
ISSN: 0873-819X
Aparece nas colecções:Nº 12 (2011)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pages from maquete52-59.pdf160,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.