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Título: Produção de conhecimento em Serviço Social na Universidade Fernando Pessoa
Outros títulos: um exercício de reflexão
Autor: Bento, Filipe João Pinto
Orientador: Coutinho, Manuela
Palavras-chave: Serviço Social
Formação
Produção Académica
“Ser” Assistente Social
Social Work
Training
Scientific Production
“Being” a Social Worker
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: Trabalhando a temática da produção de conhecimento em Serviço Social na UFP, o presente Projecto de Graduação, começa por esboçar o contexto sócio-histórico do Serviço Social enquanto profissão. Apesar de ser um tema muito falado, só nas três primeiras décadas do século XX passou para a esfera académica e se intensificou, sempre no confronto com as necessidades sociais. Foram, por isso, revistas referências teóricas desde a génese do Serviço Social e até às actuais tendências formativas, trazidas pelo Processo de Bolonha, pela sua relação com as novas exigências do contexto de sociedade, a partir da última década do século XX. Escolheu-se como objecto de estudo a produção académica dos alunos no final da licenciatura, elaborando-se um levantamento das monografias e projectos de graduação, no período de 2007-2009, na UFP, por se considerar que representa um indicador das preocupações para as quais estão especialmente vocacionados os estudantes de Serviço Social formados pela UFP. A conclusão do estudo mais não é do que um primeiro passo para abrir o debate em torno da produção de conhecimento em Serviço Social e uma chamada de atenção para este espaço da intervenção social, tanto mais que o que está em causa é a perspectiva do Assistente Social, enquanto agente pró-activo na senda do desenvolvimento humano. The present Graduation Project is about the production of knowledge in Social Services at UFP. We started by outlining the social-historical context of Social Work as a profession. Although a much discussed theme, it was only in the first three decades of the 20th century that it entered in academic domain always face to face with the social needs. At first, have been reviewed theoretical references since the origin of Social Work to the current educational tendencies brought on by the Bologna Process and their connection with the new demands of the context of society from the last decade of the 20th century. The object of study is UFP students’ scientific production at the end of their undergraduate course, through the analysis of the monographs and graduation projects from 2007 to 2009, as an indicator of the concerns to which the UFP Social Work students are in essence disposed. The conclusion of this research is no more than a first step to open the debate on the knowledge production in Social Work and a call of attention to this area of social intervention. We also consider that they reflect the perspective of the Social Worker, as a pro-active agent to human development.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Serviço Social
URI: http://hdl.handle.net/10284/3230
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos

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