Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3194
Título: Percepção dos alunos da Licenciatura em Enfermagem do 4º ano da UFP quanto às competências adquiridas no final da sua formação
Autor: Teixeira, Marisa Raquel Melo
Orientador: Santos, José Manuel dos
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: A formação deve permitir ao estudante desenvolver o seu percurso quanto à construção do seu conhecimento e do aprimorar das suas competências pessoais e rumo à profissão. Este tema foi escolhido para obtenção de um maior conhecimento sobre a percepção dos alunos do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem quanto às competências adquiridas no final da sua formação e quais as áreas em que se sentem mais preparados para exercer a profissão. Este estudo também permitirá aos docentes que o lerem reformular, se for o caso, o conteúdo programático da licenciatura rumo a um estudo mais eficaz para com os seus alunos. Tratou-se de um estudo exploratório correlacional com uma abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 68 alunos da Universidade Fernando Pessoa, Porto. Os resultados deste estudo foram obtidos através da aplicação de um questionário e de uma escala de percepção de competências denominada “Escala de Percepção Pessoal de Competências Profissionais no Pré-licenciado em Enfermagem”, validada por Graveto. Os resultados deste estudo permitiram concluir que a dimensão ético-moral é aquela em que os alunos se consideram mais preparados, seguida da dimensão identitária. A dimensão em que os alunos se consideram menos preparados é a dimensão relacional. Formation should enable the student to develop his career as the construction of their knowledge and enhance their personal and professional skills. This theme was chosen in order to have a better knowledge of the student’s perception of the 4th year degree course in Nursing, as skills acquired at the end of their training and which areas they feel better prepared to carry on within their professional future. This study will also allow teachers who read them reformulate, if necessary, the academic content of the course for a more effective way of study with their students. It was an exploratory correlacional study, with a quantitative approach. The sample was composed by 68 students of this University. The results of this study were obtained through a questionnaire and a perceptual scale of competences called "Perceptual Scale of Staff in the Professional Skills Pre-licensed in Nursing", validated by Graveto. The results of this study led to the conclusion that the ethics and moral dimension is the one in which students feel more prepared, followed by the identity dimension. The dimension in which the students consider themselves less prepared is the relational dimension.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/3194
Aparece nas colecções:ESS (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TG_17015.pdf697,82 kBAdobe PDFVer/Abrir
Questioná...pdf200,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS.pdf18,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.