Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3188
Título: A Literacia da Informação
Outros títulos: do ideal ao real
estudo de caso
Autor: Martins, Ricardo Manuel Nogueira Capela
Orientador: Freitas, Judite A. Gonçalves de
Regedor, António
Palavras-chave: Literacia da informação
Infoliteracia
Literacia
TIC
Biblioteca escolar
Aprendizagem ao longo da vida
Sociedade da Informação
Information literacy
Infoliteracy
ICT
School Library
Lifelong learning
Information Society
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: A infoliteracia é, desde que surgiu na década de setenta do século XX, uma temática que tem interessado a diversos autores. Envolta em inúmeras discussões científicas, alvo de diversas campanhas de promoção, é definitivamente um tema que está na ordem do dia, dada a sua profunda ligação às Tecnologias da Informação e Comunicação, cada vez mais imprescindíveis. Ao longo deste trabalho procura-se reunir definições e concepções de infoliteracia recolhidas em bibliografia nacional e internacional, revê-las criticamente e procurar entender se possuirão os alunos do terceiro ciclo do ensino básico as competências básicas para poder aspirar à competência em informação pelo domínio de competências ao nível do uso da informação e ao nível das literacias básica e funcional. Since it was first conceptualized in the seventies, Information literacy has been a subject which has interested several book writers. Due to its futuristic and constant growth, this matter has been surrounded by scientific disputes, subject of many campaigns and mainly because of the connection that it has, beyond a shadow of a doubt, to Information and Communication Technologies that is becoming increasingly significant from day to day. On this work, we look forward to gather definitions, to offer different information literacy concepts and critically analyze them, as well as trying to decode if eighth grade pupils (Basic School) are ready to be taken into an hypothetical information literacy program, as well as they are able to correctly use the information appropriately or if they just keep on trying to be literate people.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação.
URI: http://hdl.handle.net/10284/3188
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_17565.pdf5,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.