Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3174
Título: Importância do Reiki para os alunos do curso de licenciatura em enfermagem
Autor: Machado, Adriana Ribeiro
Orientador: Abreu, Maria José
Palavras-chave: Reiki
Enfermagem
Licenciatura
Importância
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: Este estudo é intitulado "Importância do Reiki para os alunos do Curso de Licenciatura em Enfermagem" e optou-se por um estudo quantitativo, transversal, descritivo comparativo. Tem com objectivos saber qual a importância que os alunos da licenciatura em enfermagem atribuem ao Reiki; comparar a opinião dos alunos do primeiro, segundo, terceiro e quarto ano sobre a importância do Reiki para a licenciatura em enfermagem; identificar a importância que os alunos da licenciatura de enfermagem atribuem à introdução do Reiki no plano curricular e identificar quais os benefícios do Reiki considerados pelos alunos da licenciatura em enfermagem, para prática de enfermagem. Optou-se pela utilização de um questionário como instrumento de colheita de dados, aplicado nas datas de quatorze e dezoito de novembro de dois mil e onze a todos os alunos matriculados nos quatro anos da licenciatura em enfermagem de dois mil e onze e dois mil e doze, com critérios de inclusão conhecer o Reiki e estar presente nos dias da aplicação. Assim a amostra deste estudo é constituída por dezanove alunos, em que sete alunos frequentam o primeiro ano, quatro o segundo, seis o terceiro e dois o quarto ano. Dos dezanove alunos que afirmaram conhecer o Reiki, na sua maioria 16 alunos consideram "Bastante Importante" e "Importância intermédia" a prática do Reiki como complemento aos cuidados de enfermagem; 10 alunos consideram de "Importância Intermédia" existir uma unidade curricular de Reiki no Curso de Licenciatura em Enfermagem e 16 alunos indicaram que a prática do Reiki traz benefícios ao utente quando complementado aos cuidados de enfermagem, referindo como principais benefícios, "Paz interior, Relaxamento e Bem-estar". This study is entitled "What is the importance that Nurse Graduation students provide to Reiki?" and a quantitative, transverse and descriptive study has been chosen. It aims to know the importance Nurse Graduation students give to Reiki; to compare first, second, third and fourth academic years student opinion about Reik's importance to Nurse Graduation programme; identify the importance that Nurse Graduation students give to the insertion of Reiki as a curricular subject; and identify the Reiki advantages that the interviewed students recognize to the nursing practice. It was decided to take an inquiry as a data collection tool, taken to all the students registered in the four academic years, between the fourteenth and eighteenth November of the year two thousand and eleven, taking to know Reiki and being present in the days referred as inclusion criteria. Thereby, nineteen students make the study sample, in which seven attend the first academic year, six attend the third and two students attend the fourth academic academic year. Out of the nineteen sample individuals, sixteen consider as "Quite Important" and "Intermediate Importance" the Reiki activity as addition to the nursing practice; ten students regard as "Intermediate Importance" the existence of a Reiki course in Nurse Graduation programme; and sixteen students recognized that Reiki brings benefits to the diseased one, when added to the nursing cares, stating "Inner peace, relaxation and welfare" as major benefits.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/10284/3174
Aparece nas colecções:UPL (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TG_18736.pdf1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.