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Título: Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior
Autor: Simões, Luís
Gouveia, Luís Borges
Palavras-chave: Apropriação
Affordance
Web 2.0
Ensino Superior
Appropriation
Higher Education
Data: 2011
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Cadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 65-74.
Relatório da Série N.º: Cadernos de Estudos Mediáticos;8 (2011)
Resumo: Neste artigo, defendemos que o conceito de apropriação (tecnológica) é central para se compreender a influência, no Ensino Superior, das tecnologias vulgarmente associadas à chamada “Web 2.0”. Fazemos uma associação entre o conceito de apropriação e a ideia de “affordance” (i.e. a percepção que as pessoas têm acerca das possíveis utilizações de uma ferramenta ou utensílio). À luz destes conceitos, analisamos as características de um subconjunto de ferramentas de Web 2.0 (e.g. Wikis, Blogues), e as potencialidades resultantes, para o Ensino Superior, das dinâmicas específicas do processo de apropriação tecnológica destas ferramentas. The authors defend that the concept of (technological) appropriation is a key term to understand the Web 2.0 tools in Higher Education. They make a strong case from the necessity to relate the concept of appropriation with that of affordance (i.e. the perceived potential utilization of a tool). Based on these concepts, the authors inspect the properties of a sub-set of Web 2.0 tools (e.g. Wikis, Blogs), and they reflect upon the impacts in Higher Education resulting from specific technological appropriation dynamics.
URI: http://hdl.handle.net/10284/3168
ISSN: 1647-3191
Aparece nas colecções:Cadernos de Estudos Mediáticos - Nº 08

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