Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3145
Título: Minorias étnicas e escola
Outros títulos: problemas e soluções para a praxis dos docentes
Autor: Vau, Maria Helena Ribeiro Gonçalves
Orientador: Cardoso, João Casqueira
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: A multiculturalidade é uma característica cada vez mais presente nas sociedades actuais, vivendo-se num mundo complexo e plural. Actualmente, temos de aprender a viver e a conviver numa sociedade em que a diversidade étnica, linguística, cultural e social é uma realidade. Estamos em presença não apenas de diversidades individuais, mas de diversidades sistémicas, emergentes das sociedades pluralistas em que vivemos. Por isso a educação não pode esquecer esta realidade e deve estabelecer a necessidade de mudanças assim como o compromisso de planificar metodologias mais sensíveis para responder às crescentes perguntas da escola multicultural. Esta tese pretende analisar a forma como a Educação Multicultural é vista na escola pelos professores. O trabalho inicia com uma clarificação conceptual do valor da multiculturalidade e da interculturalidade para compreender as consequências educativas e o tipo de intervenção que requerem ambas. Uma descrição segue acerca das características mais desejáveis para conseguir a transição que supõe a escola multicultural. A atenção à diversidade cultural, apesar de estar reconhecida na legislação educativa actual, é todavia mais um desejo do que uma realidade. O professor não tem um adequado conhecimento das características dos alunos pertencentes a minorias étnicas e de como prestar-lhes a atenção educativa que necessitam. Neste trabalho apresentam-se os resultados de uma investigação sobre a opinião dos professores face à diversidade cultural na escola, realizada com professores de distintas formaturas, que responderam a um questionário usando uma escala de tipo Likert de 75 itens relacionadas com a diversidade cultural. A análise da informação recolhida através do inquérito por questionário permitiu-nos desocultar a forma como a diversidade é vivida nas nossas escolas, onde se pretende que seja implementado um processo de valorização das diferentes realidades sociais e culturais aí existentes. Os dados obtidos revelam que os professores enfrentam algumas dificuldades na sua vida profissional.Têm dificuldades em trabalhar com a diversidade étnico-cultural presente na escola e sentem que o Ministério da Educação não tem tratado suficientemente esta questão. Na formação inicial, os professores não são preparados para a multiculturalidade que temos hoje nas escolas e a Formação Contínua não tem respondido às necessidades dos professores nesta área. No geral, quer pelos dados obtidos quer pelo contacto com as pessoas aquando da aplicação dos instrumentos de pesquisa, é patente que as questões da Multiculturalidade, a Educação Intercultural, e as iniciativas realizadas ou projectadas pelo Ministério da Educação nesta área, não são do conhecimento da maioria da população escolar. Finalmente, propomos uma série de estratégias e atitudes que consideramos de importância capital para que a escola desenvolva um currículo intercultural que se estenda para além dela, até chegar a criar um marco de convivência social. Multiculturality is an increasing aspect of contemporary societies, in a world always more complex and plural. Each person must now learn to live and develop relationships with a society in which ethnic, linguistic, cultural and social diversity is a reality. This diversity is not only the result of individual differences, but also the product of a systemic diversity emerging from pluralistic present societies. For this reason, education cannot forget such a reality and must endeavour necessary changes, as well as plan methodologies more sensitive, in order to answer to the growing questions put by the multicultural school. This thesis intends to analyse the way by which Multicultural Education is seen by teachers at school. The work starts by a conceptual clarification of the value of multiculturality and interculturality, in order to understand the educational consequences and the type of intervention that both of them require. Then follows a description of the characteristics suggested in order to achieve the transition that the multicultural school needs. Albeit recognised in the current legislation on education, the attention to cultural diversity is however more a wish than a reality. Teachers do not have a adequate knowledge of the characteristics of the students belonging to ethnic minorities, and of how they can provide the educational care they look for. This work presents the results of a research on the opinion of teachers relating with cultural diversity at school. The research focuses on teachers of different teaching areas, that responded to a 75 items Likert type scale questionnaire related to cultural diversity. The analysis of information collected made it possible to identify the way diversity is lived at school, with the intention of implementing a process of valorisation of the different existing social and cultural realities. The data gathered reveals that teachers are facing several obstacles in their professional lives. They find it hard to work with the ethnic and cultural diversity at school and feel that the Ministry of Education does not deal enough with this issue. In their initial training, teachers are not prepared to the multiculturalism actually present in schools, and continuous training has not been responding to the current needs of teachers in this area. On the whole, and according to both the data obtained and the contacts with persons during the implmentation of research instruments, it appears clearly that the issues on multiculturality, intercultural education, as well as initiatives executed or planned by the Ministry of Education in this area, are not known by the generality of the school population. Finally, this research proposes a serie of strategies and behaviours considered as an important asset for the development in schools of an intercultural curriculum aiming at going beyond school itself, and reaching a stage of social conviviality. La multiculturalité est une caractéristique chaque fois plus présente dans les sociétés actuelles, dans un monde toujours plus complexe et pluriel. Chacun doit actuellement apprendre à vivre au sein d'une société où la diversité ethnique, linguistique et sociale est une réalité. Il s'agit là non seulement d'une diversité au plan individuel, mais aussi d'une diversité systémique résultant des sociétés pluralistes dans lesquelles nous vivons. Pour cette raison, l'éducation ne saurait oublier la nécessité de changements, ainsi que l'importance de planifier des méthodologies plus sensibles afin de répondre aux demandes croissante de l'école multiculturelle. Cette thèse vise à analyser la forme dont l'éducation multiculturelle est vue au sein des écoles, par les enseignants. Ce travail commence par une clarification conceptuelle de la valeur de la multiculturalité et de l'interculturalité, en vue de comprendre les conséquences éducatives et le type d'intervention que celles-ci requièrent. Suit une description des caractéristiques les plus souhaitables pour réussir la transition que suppose l'école multiculturelle. L'attention réservée à la diversité culturelle, bien que reconnue dans les textes législatifs, est toutefois plus un souhait qu'une réalité. Les enseignants n'ont pas une connaissance adéquate des caractéristiques des élèves provenant de minorités ethniques, ni des spécificités éducatives adaptées à leurs besoins. Ce travail présente les résultats d'une recherche sur l'opinion que les enseignants ont vis-à-vis de la diversité culturelle. La recherche a concerné les enseignants de divers domaines de l'enseignement, qui ont répondu à un questionnaire de 75 questions liées à la diversité culturelle et classées selon une graduation de type Likert. L'analyse de l'information recueillie à travers cette enquête par questionnaire a permis de montrer la façon dont la diversité est vécue au sein des écoles, en vue d'y appliquer un processus de valorisation des différentes réalités sociales et culturelles existantes. Les données obtenues révèlent que les enseignants sont confrontés à diverses difficultés dans leur vie professionnelle. Il leur est difficile de travailler en tenant compte de la diversité ethnique et culturelle présente dans les écoles, et ils sentent que le Ministère de l'Éducation n'aborde pas suffisamment cette question. Lors de leur formation initiale, les enseignants ne sont pas préparés à la multiculturalité présente aujourd'hui dans les écoles, et la formation continue n'a pas apporté de réponses aux besoins des enseignants dans ce domaine. De manière générale, autant par les données obtenues qu'au travers du contact direct avec les personnes durant l'application des instruments de recherche, un point apparait clairement : les question de la multiculturalité, de l'éducation multiculturelle, et les initiatives réalisées ou projetées par le Ministère de l'Éducation dans ce domaine ne sont pas connues de la majorité de la population scolaire. Finalement, nous proposons une série de stratégies et d'actions considérées comme d'importance capitale afin que l'école développe un cursus interculturel capable de la transcender, et d'arriver à créer une convivialité sociale durable.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade em Estudos de Minorias
URI: http://hdl.handle.net/10284/3145
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

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