Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/3123
Título: Intervenção precoce em gémeos prematuros com imaturidade do desenvolvimento psicomotor
Autor: Correia, Diana Maria Alves
Orientador: Almeida, Gabriela
Palavras-chave: Intervenção Precoce
Imaturidade do desenvolvimento psicomotor
Áreas do desenvolvimento psicomotor
Prematuridade
Gemelaridade
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente trabalho de investigação intitulado “Intervenção Precoce em gémeos prematuros com imaturidade do desenvolvimento psicomotor” fundamentou-se num estudo de caso com experimentação, proporcionado através da realização do estágio final da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora, na Clínica Pedagógica de Reabilitação Psicomotora da Universidade Fernando Pessoa – Porto. O objectivo geral desta investigação foi verificar a evolução do desenvolvimento psicomotor de duas gémeas com uma intervenção precoce individualizada. Deste modo, para atingir este objectivo procedeu-se a uma abordagem quantitativa para avaliar as áreas do desenvolvimento psicomotor, as quais sofreram alterações com a intervenção precoce, e uma análise descritiva, descrevendo os dados recolhidos. Para esta avaliação foram observadas as áreas do desenvolvimento psicomotor das gémeas, através dos seguintes instrumentos de avaliação:Escala de AvaliaçãoThe Schedule of Growing Skills II e Escala do Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths. Os resultados obtidos no final do estudo demonstraram uma evolução positiva das áreas do desenvolvimento psicomotor investigadas, evidenciando-se a importância de uma intervenção precoce, a qual contribuiu favoravelmente para um desenvolvimento global das gémeas. Abstract This research work entitled "Early Intervention in premature twins with immature psychomotor development" was based on a case study with experimentation, made possible during the final traineeship of the degree in Psychomotor Rehabilitation, in the Educational Clinic of Psychomotor Rehabilitation at University Fernando Pessoa - Porto. The overall objective of this research was to assess the progress of the psychomotor development of two twins with an individualized early intervention. Thus, to achieve this aim we developed a quantitative approach, to evaluate the areas of psychomotor development, which changed with the early intervention, and a descriptive analysis, describing the data collected. For this evaluation the areas of psychomotor development of the twins were observed, through the following assessment instruments: Evaluation Scale The Schedule of Growing Skills II and the Scale of Mental Development Ruth Griffiths. The results obtained at the end of the study show a positive evolution of the areas of psychomotor development studied, pointing out the importance of early intervention, which contributed favorably to an overall development of the twins.
Descrição: Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10284/3123
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