Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2964
Título: Habilidade metalingüística e leitura em escolares brasileiros de 1ª a 4ª série do ensino elementar
Autor: Cunha, Vera Lúcia Orlandi
Capellini, Simone Aparecida
Palavras-chave: Leitura
Avaliação
Aprendizagem
Educação
Reading
Evaluation
Learning
Education
Data: 2010
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 02 (2010) 47-59.
Relatório da Série N.º: Cadernos de Comunicação e Linguagem;Vol 02 (2010)
Resumo: Os objetivos deste estudo foram caracterizar e comparar o desempenho metalingüístico e de leitura de 120 escolares brasileiros de 1ª a 4ª séries, divididos em quatro grupos. Foi verificado diferença estatisticamente significante nas provas de habilidades metalingüísticas e de leitura. Os desempenhos dos escolares se tornaram superior da 1ª para a 4ª série. O desempenho foi superior nas provas silábicas se comparada as provas fonêmicas. Ocorreu prevalência do uso da rota fonológica nas séries iniciais e da rota lexical na 4ª série. The aim of this study was to characterize and to compare the metalinguistic and reading performance of 120 Brazilian students from 1st to 4th grades, divided into 4 groups. There were statistically significant differences. The performance of the students was superior for the 1st to 4th grade. There was superior performance in the syllabic tasks as compared to the phonemic ones. There is prevalence of use of the phonological route in the initial grades and the lexical route in the 4th grade.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2964
ISSN: 1647-3485
Aparece nas colecções:Cadernos de Comunicação e Linguagem - Vol 02

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
47-59.pdf135,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.