Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2952
Título: O processo de planeamento estratégico em turismo
Outros títulos: o caso “Quintas da Madeira”
Autor: Silva, Mónica Luísa Sousa da
Orientador: Costa, Jorge
Salazar, Ana
Palavras-chave: Produto Turístico
Planeamento Estratégico
Quintas da Madeira
Turismo
Estratégia de Marketing
Tourist Product
Strategic Planning
Quintas da Madeira
Tourism
Marketing Strategy
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: O turismo é atualmente a principal atividade económica da Região Autónoma da Madeira (RAM), sendo considerado um vetor estratégico para o desenvolvimento económico da região. Dada a sua importância, torna-se essencial garantir um crescimento sustentado do sector do turismo, que permita a sua manutenção a longo prazo. Um dos meios de garantir a sustentabilidade do sector do turismo é através do seu planeamento e gestão, monitorizando a situação, traçando objetivos, estratégias e planos de ação que permitam o desenvolvimento sustentado do destino. Neste sentido, esta dissertação aborda o processo de planeamento estratégico em turismo. Os objetivos desta dissertação são: 1 – Dar a conhecer as fases, conceitos, modelos e ferramentas de um processo de planeamento estratégico em turismo. 2 – No âmbito de um processo de planeamento estratégico aplicado, desenvolver uma análise da situação do processo de planeamento estratégico do produto “Quintas da Madeira”, relativamente à oferta e à procura, nomeadamente em termos de segmentação e posicionamento. 3 - Propor recomendações para a implementação de um plano estratégico para o produto turístico “Quintas da Madeira”, ao nível dos objetivos, estratégia de desenvolvimento e programas. A metodologia utilizada assenta no recurso: a) à informação secundária disponível sobre os temas abordados; b) a dados primários, resultantes da realização de questionários aos gestores das “Quintas da Madeira”. Tourism is now the main economic activity of Madeira (RAM), a vector is considered strategic for the region's economic development. Given its importance, it is essential to ensure sustained growth of the tourism sector, allowing for the long-term maintenance. One way to ensure the sustainability of the tourism sector is through its planning and management, monitoring the situation, outlining goals, strategies and action plans that enable sustainable development of the destination. Thus, this paper discusses the process of strategic planning in tourism. The objectives of this thesis are: 1 - To publicize the steps, concepts, models and tools for a process of strategic planning in tourism. 2 - As part of a strategic planning process used to develop a situation analysis of the strategic planning process of the product "Quintas da Madeira", in relation to supply and demand, particularly in terms of segmentation and positioning. 3 - Propose recommendations for implementing a strategic plan for tourism product "Quintas da Madeira", in terms of objectives, development strategy and programs. The methodology used is based on the resource: a) the secondary information available about the topics covered; b) the primary data, resulting from the completion of questionnaires to the managers of the "Quintas da Madeira"
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2952
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_20767.pdf1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.