Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2948
Título: A memória de trabalho auditiva em crianças com Perturbação da Hiperatividade com Défice de Atenção - PHDA
Autor: Faria, Rita Cristina Corrêa de
Orientador: Ramalho, Joaquim
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho é o resultado da pesquisa sobre a Perturbação da Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), uma perturbação neurobiológica comum na infância e adolescência, mas que pode continuar por toda a vida do indivíduo. As principais características são a desatenção, inquietude motora e impulsividade. E, em conseqüência podem acontecer situações de baixo rendimento acadêmico e comprometimento das inter-relações sociais que causam grandes sofrimentos aos portadores dessa síndrome. Como a memória é inerente ao processo de aprendizagem, nessa dissertação investigou-se a memória de trabalho auditiva nas crianças portadoras de PHDA. Para, além disso, foram observados aspectos relativos à influência de gênero, se o nível de escolaridade dos pais tem alguma correlação com a memória auditiva das crianças, se com o uso de medicação o desempenho é melhor e se o desempenho acadêmico tem alguma influência na performance de memória das crianças. Foram estudadas, para esse fim, 25 crianças sendo 13 crianças já anteriormente diagnosticadas como portadoras de PHDA pelos critérios do DSM-IV – Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – Fourth Edition (APA, 1994) e um grupo de controlo de 12 crianças das mesmas escolas das crianças com PHDA. A recolha de dados aconteceu em seis escolas indicadas pela Junta de Freguesia de Paranhos. Foram utilizados um questionário sócio-demográfico, foi aplicada a prova de dígitos da WISC-III-TM –Terceira Edição de David Wechsler às crianças portadoras de PHDA e às sem PHDA e os resultados foram analisados estatisticamente pelo programa SPSS– PASW Statistics Data Document – 19. Os resultados nesta amostra apontaram que não há diferença significativa entre as crianças com e sem PHDA no que diz respeito à memória de dígitos direto, inverso e total. Não houve diferença estatística significativa no que diz respeito à ligação entre gênero e desempenho na memória de dígitos inverso e memória de dígitos total como também as crianças com PHDA com pais de escolaridades diversas não diferem estatisticamente. Ainda quanto ao desempenho acadêmico observa-se uma correlação, ainda que não estatisticamente significante. This work is the result of a research about ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER (ADHD), a neurobiological disorder common in childhood and adolescence, but that can also stay with an individual for his whole life. Its main characteristics are lack of attention, inability to stay still and impulsiveness. This may result in low academic achievement and compromise social skills, which can cause great suffering to those who have this syndrome. As memory is inherent to the learning process, this work is the result of research into the auditive memory capacity of children with ADHD. In addition, the following were factors were looked at: aspects relating to gender, if the educational level of the parents had any correlation to the child’s auditive memory, if with the use of medication the child’s performance improved, and if academic performance had any influence on the child’s memory capacity. For this purpose, 25 children were studied, of which 12 had previously been diagnosed with ADHD by the criteria established by the DSM-IV – Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – Fourth Edition (APA, 1994), and the other 13 formed a control group selected from the same schools as the children with ADHD. The data was collected from six schools selected by the Junta de Freguesia de Paranhos. This was done through a social-demographic questionnaire and the WISC-III-TM –David Wechsler third edition –test, given to both groups of children. The results were statistically analyzed using SPSS– PASW Statistics Data Document – 19 program. The results from this group show that there is no significant difference between the children with and without ADHD with regards to the direct, inverse and total memory of digits. There was no significant statistical difference with regards to gender and inverse and total memory performance, nor did the diverse academic levels of the parents of the children with ADHD differ statistically. With regard to academic performance there is a correlation, however it is not statistically significant. Ce travail est le résultat de la recherche sur le Trouble de Déficit d'Attention avec Hyperactivité (TDAH), un trouble neurobiologique commun dans l'enfance et l'adolescence, mais qui peut continuer tout au long de la vie de l’individu. Les caractéristiques principales sont l'inattention, l'impulsivité et l'agitation motrice. Et, par conséquent, il peut arriver des situations de faible rendement scolaire et compromettre les interrelations sociales qui causent de grandes souffrances pour les gens atteints de ce syndrome. Comme la mémoire est inhérente au processus d'apprentissage, cette dissertation a étudié la mémoire auditive de travail chez les enfants atteints du TDAH. En plus, des aspects concernant l'influence du genre ont été observés, si le niveau de scolarité des parents a une certaine corrélation avec la mémoire auditive des enfants, si la performance est meilleure avec l'utilisation de médicaments et si la performance scolaire cause une certaine influence sur la mémoire des enfants. Dans ce but, 25 enfants ont été étudiés, dans lesquels 12 ont déjà diagnostiqués comme ayant le TDAH par les critères du DSM-IV - Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – Fourth Edition (APA, 1994) et un groupe de contrôle de 13 enfants des mêmes écoles des enfants atteints de TDAH. La collecte des données a eu lieu dans six écoles énumérées par la Junta de Freguesia de Paranhos. Nous avons utilisé un questionnaire sociodémographique, le teste des chiffres de la WISC-III-TM –Terceira Edição de David Wechsler a été appliqué pour les enfants atteints de TDAH et auxquels sans TDAH et les résultats ont été statistiquement analysés en utilisant le logiciel SPSS– PASW Statistics Data Document – 19. Les résultats de cet recherche ont indiqué qu'il n’y a pas de différence significative entre les enfants avec et sans TDAH à propos de la mémoire de chiffresà l'égard de la mémoire directe de chiffres , en arrière et le total. Il n'y a eu aucune différence statistiquement significative en ce qui concerne le lien entre genre et performance dans la mémoire en arrière et le total. Concernant la performance académique on observe une corrélation, mais pas statistiquement significative.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2948
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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