Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2944
Título: A Pedagogia da Unidade e o desenvolvimento sociocultural
Autor: Rodrigues, Maria Goretti Reynaud
Orientador: Coutinho, Manuela
Data de Defesa: 2012
Editora: [s.n.]
Resumo: A temática abordada pela pesquisa visa à apresentação e a análise de uma nova proposta pedagógica, partindo do ensinamento de Chiara Lubich: A Pedagogia da Unidade. A atuação direta da autora na área educacional vocacionou-a e motivou-a para a análise da referida proposta e para sua aplicabilidade Para o conhecimento do pensamento de Chiara Lubich, buscamos de modo especial, os seus escritos, cartas, entrevistas, fragmentos extraídos de seus discursos em várias ocasiões, livros de sua autoria, testemunhos, etc. Nossa opção pela consulta no referido material, fundamentou-se no fato de que o mesmo, nos permitiria o contato direto com a fonte, sem a influência de análises e interpretações de terceiros. Em termos empíricos apresentamos cinco, dos vários projetos e iniciativas socioeducativas, desenvolvidos em diversas regiões brasileiras que surgiram a partir do pensamento da autora. As análises da “aplicação” prática da Pedagogia da Unidade em relação às várias correntes pedagógicas, nos mostraram a importância de considerar uma nova forma de pensar, aplicar e criar educação, isto é, a educação como processo e não como realidade estática e limitada pelos muros de uma instituição. As análises nos permitiram ainda detectar que a originalidade e novidade da proposta consistem em colocar na base da ação educativa os valores humanos, isto é, o diálogo aberto, a fraternidade, a solidariedade, a paz, a partilha, a reciprocidade, conceitos que fomos trabalhando, para melhor explicitação do seu sentido. O pensamento pedagógico de Chiara Lubich, forneceu um entendimento próprio da educação e um impulso para a ação educativa, numa perspectiva de desenvolvimento socioeducativo. Porém, entendemos também que este deveria tornar-se linguagem universalmente compreensível, deveria transformar-se em cultura. Por isso nos propusemos ousar uma reflexão sobre o rico patrimônio de pensamento e experiências para delinear novas pedagogias (porque a Pedagogia da Unidade é um exercício em permanente reformulação) surgidas do seu legado. Considerando este pressuposto, sugerimos horizontes, propostas, perspectivas e recomendações para investigações a continuar. This research aims to present and analyse a new pedagogical proposal which is based on Chiara Lubich’s teachings: The Pedagogy of Unity. The author’s direct role on education has motivated her to put this proposal into practice. This research is based on her speeches, books and testimonies in order to reach full knowledge of Chiara Lubich’s teachings. Such reference in this study enabled direct contact with the source, without third parties’ influence or interpretations. Five, among the various projects and socio educational initiatives based on the author’s philosophy and developed in many of the Brazilian regions, are presented in this research. The analysis of the Pedagogy of Unity put into practice in relation to the various pedagogical philosophies brought into light the importance of taking into consideration a new way of thinking, applying and creating education, that is, education rather as a process than a still reality limited by the walls of an institution. Such study led to point out that the originality and the novelty of this proposal consist on human values, that is, the open dialog, brotherhood, solidarity, peace, sharing and reciprocity as the foundation of an educational action. Chiara Lubich’s pedagogical thinking offered a new understanding on education and an impulse to the educational action, on a socio educational development perspective. However, this research shows that this should become a universal language and should be transformed into culture. Hence the proposal of a reflexion over the rich and extensive legacy of thoughts and experiences in order to define new pedagogies (since the Pedagogy of Unity is in constant reformulation) which has their roots on the Pedagogy of Unity. After taking into consideration all the above, new proposals, perspectives and recommendations are suggested for further studies on this matter. La thématique abordée par la recherche a comme but la présentation et l’analyse d’une nouvelle proposition pédagogique, à partir de l’enseignement de Chiara Lubich : La Pédagogie de l’Unité. L’actuation directe de l’auteur dans le champ éducationel l’a vocationnée e l’a motivée à l’analyse de la proposition referée et à son applicabilité. Pour la connaissance de la pensée de Chiara Lubich, nous cherchons en particulier, ses textes, lettres, interviews, fragments extraits de ses discours dans des différentes ocasions, ses livres, témoignages, etc. Notre option par la consultation du matériel reféré s’appuie sur le fait que lui même, nous permetterait le contact direct avec la source, sans l’influence d’analyses ou d’interprétations de tiers. Du point de vue empirique nous en présentons cinq parmi les plusieurs projets et initiatives socioéducatives, dévéloppés dans les différentes régions brésiliennes qui sont nés à partir des pensées de l`auteur. Les analyses de « l’application » pratique de La Pédagogie de l’Unité, par rapport à plusieurs courants pédagogiques, nous ont montré l’importance de considérer une nouvelle manière de penser, appliquer et créer éducation, c’est à dire, l’éducation comme un processus et non comme une réalité statique et limitée par les murs d’une institution. Les analyses nous ont en outre permis de détecter que l’originalité et la nouveauté de la proposition consistent de mettre à la base de l’action éducative les valeurs humains, c’est à dire, le dialogue ouvert, la fraternité, la solidarité, la paix, le partage, la réciprocité, concepts que nous avons travaillé pour mieux expliciter leur sens. La pensée pédagogique de Chiara Lubich a fourni une compréhension spécifique de l’éducation et un élan pour l’action éducative, dans une perspective de développement socioéducatif. Néanmoins, nous comprenons aussi que cela devrait devenir un langage universellement compréhensible, devrait se transformer en culture. De cette manière nous nous sommes proposés oser une réflexion sur le riche patrimoine de pensée et d’expériences pour tracer de nouvelles pédagogies (car la Pédagogie de l’Unité est un exercice en permanente réformulation), nées de ce qui nous a été laissé par Chiara Lubich. En considérant ce présupposé, nous suggérons des horizonts, des propositions, des perspectives et des racommendations pour les investigations futures.
Descrição: Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialização em Sociologia.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2944
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Teses de Doutoramento

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