Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2890
Título: Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar
Autor: Almeida, Joana
Rocha, Joana
Palavras-chave: Tradução e adaptação de instrumentos
Linguagem
Pragmática
Idade pré-escolar e escolar
Translation and adaptation of the instruments
Language
Pragmatic
Pre-school and school age
Data: 2009
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 02 (2009) 69-86.
Relatório da Série N.º: Cadernos de Comunicação e Linguagem;Vol 01, Nº 02 (2009)
Resumo: O uso pragmático da linguagem envolve o conhecimento sociolinguístico que representa as regras culturalmente determinadas que regulam como a linguagem deve ser usada em certos contextos sociais. O “The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills in Children” (PP) é um instrumento útil para a caracterização das competências pragmáticas na população infantil. Para a realização deste estudo procedemos à análise das várias etapas que envolvem a tradução e adaptação do instrumento, numa abordagem qualitativa, sendo constituído por uma revisão bibliográfica e adaptação do teste para a população portuguesa nas idades pré – escolar e escolar. Após este processo, foi realizado um estudo envolvendo 20 crianças (em idade pré – escolar e escolar), nas quais se procurou determinar o perfil pragmático em cada uma destas faixas etárias. De salientar que a análise efectuada foi realizada através da aplicação das entrevistas do PP aos pais e ao Educador/ Professor. Os resultados mostram um progressivo desenvolvimento das funções comunicativas e dos pedidos indirectos nos anos escolares, assim como o aumento da competência para manter e terminar turnos comunicativos nos anos escolares e a capacidade para realizar reparações comunicativas. The pragmatic use of the language represents the cultural rules that determine the language use in social contexts. “The Pragmatics Profile of Everyday Communicative Skills in Children “ (PP) is an instrument that can describe pragmatic competence in children. We proceed to the analysis of the several stages that involved the adaptation of this instrument, in a qualitative approach, and its application in preschool and school children. 20 children were assessed to determine the pragmatic profile in each group. This analysis involved the application of the interviews of PP to parents and teacher. The results show the progressive development of the communicative functions, indirect requests, competence to maintain and to finish communicative interactions and to do repairs in communication in the school years.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2890
ISSN: 1647-3485
Aparece nas colecções:Cadernos de Comunicação e Linguagem - Vol 01, Nº 02

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
69-86.pdf10,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.