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Título: Cem anos de ensino da Farmácia em Portugal (1910-2010)
Outros títulos: legislação e planos curriculares
Autor: Rosendo, Bruno Gomes
Orientador: Freitas, Judite A. Gonçalves de
Palavras-chave: Ensino Superior da Farmácia
Reformas legislativas e curriculares
Cursos
Planos Curriculares
Portugal (séculos XX-XXI)
Higher Education of Pharmacy
Legislative reforms and curriculum
Courses
Curricula
Portugal (XX – XXI centuries)
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: Na presente dissertação procede-se a uma análise da evolução dos curricula dos cursos de Farmácia nos últimos cem anos, tendo considerado importante recuar à Monarquia Constitucional, no sentido de dar conta das importantes mudanças ocorridas desde o liberalismo, onde a aprendizagem da profissão farmacêutica se efectuava em boticas. Por conseguinte, os períodos históricos preferenciais da nossa análise no que toca o plano das reformas curriculares são a I República, o Estado Novo e a Democracia. Por isso concedemos maior ênfase à evolução das reformas do ensino da farmácia e do respectivo impacto nos curricula dos cursos superiores de Farmácia desde a I República à liberalização do ensino da Farmácia em Portugal nos tempos mais recentes, destacando-se, como um exemplo de sucesso, a evolução do curso de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. Esta pesquisa tem fundamentalmente por base os diplomas legislativos que estiveram na origem das reformas ocorridas no ensino da Farmácia durante o período em questão. In this project proceeds to an analysis of the evolution of the curriculum of pharmacy in the last hundred years, having considered important back to the constitutional monarchy, in order to take account of important changes since liberalism, where learning is the pharmaceutical profession carried out in drugstores. Therefore, the preferred historical periods of our analysis regarding the level of curricular reforms are the First Republic, the “Estado Novo” and Democracy. For this we attach greater emphasis to the development of pharmacy education reforms and their impact on the curricula of courses in pharmacy from the First Republic to the liberalization of the pharmacy education in Portugal in recent times, especially as an example of success, the evolution of the course of Pharmaceutical Sciences, Faculty of Health Sciences, University Fernando Pessoa. This research is mainly based on statutes that led to reforms occurring in the teaching of pharmacy during the period in question.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2868
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