Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2867
Título: Desenvolvimento da linguagem em crianças inseridas em ambiente familiar e institucionalizadas
Autor: Correia, Sara Filipa Moreira de Sá
Orientador: Peixoto, Vânia
Data de Defesa: 2011
Editora: [s.n.]
Resumo: A qualidade e mestria na aquisição e desenvolvimento da linguagem de uma criança, está relacionada com o ambiente em que esta se encontra inserida. A aprendizagem da linguagem é feita de forma espontânea através das interacções directas (progenitor/cuidador - criança) e das experiencias linguísticas diversificadas. Nem todos os ambientes proporcionam as condições ideais para que ocorra o desenvolvimento da linguagem. Este estudo pretende analisar dois grupos de crianças (n=38), com idades compreendidas entre os quatro e seis anos, que se encontram inseridas em ambientes distintos (familiar e institucional). Assim, o objectivo da investigação é “medir” o desenvolvimento da linguagem em ambos os grupos e compará-los. Para avaliar as crianças, foram utilizadas duas provas formais, uma para avaliar a linguagem, T.I.C.L. () e outra para avaliar a fala das crianças, o CPUP (Gomes et. al., 2001). Os resultados do estudo revelam que existe de facto uma diferença estatisticamente significativa entre ambos os grupos, verificando-se um melhor desenvolvimento da linguagem em crianças que vivem em ambiente familiar. The quality and mastery in language acquisition and development of a child, is related to the environment in which it is inserted. Language learning is made spontaneously through direct interactions (parent/caregiver) and diverse linguistic experiences. Not all environments provide ideal conditions for the development of language. This study aims to analyze two groups of children (n= 38), aged between four and six years old, who lives in to different environments (family and institutional). Thus, the objective of research is to "measure" the development of language in both groups and compare them. To evaluate the children, it was used two formal evaluations, one to evaluate language development, T.I.C.L (Viana, 2004 ), and another to analyze the speech, CPUP (Gomes et al., 2001) . The results of the study reveal that there is in fact a statistically significant difference between both groups, reveling a better language development in children who lives at care with their parents.
Descrição: Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala
URI: http://hdl.handle.net/10284/2867
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