Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/2835
Título: Avaliação dos motores de pesquisa como ferramenta de conhecimento
Outros títulos: (estudo de Caso Google, SlideShare, YouTube)
Autor: Bandeira, Fernando
Dias, Tânia Marisa Fernandes
Palavras-chave: Comunicação de crise
Densidade termos
Google
Internet
Motores de pesquisa
Precisão
SlideShare
YouTube
Concept density
Crisis communication
Precision
Recall
Search engines
Data: 2010
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 468-483.
Relatório da Série N.º: Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais;7 (2010)
Resumo: O presente artigo visa avaliar o desempenho dos motores de pesquisa na Internet. Metodologicamente recorre a duas linhas de investigação que derivam, uma dos sistemas de recuperação de documentos e a outra do modelo de análise de documentos da Internet. Para responder as estas questões avalia: a adequação, a precisão, a densidade média de termos, o peso percentual dos descritores, o tipo e a fonte dos documentos. As conclusões evidenciam que o Google ocupa a primeira posição, o SlideShare a segunda e o YouTube a terceira. This article aims to evaluate the performance of Internet search engines. In methodological grounds it applies two different research traditions, one used to evaluate text retrieval systems the other is the model used to assess Internet documents. To answer these questions it uses the following indicators: precision, recall, average terms density, concept percent wage, document type and source. Conclusions are that Google is leading search engine followed by SlideShare and YouTube.
URI: http://hdl.handle.net/10284/2835
ISSN: 1646-0502
Aparece nas colecções:FCHS - Número 07 (2010)

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